O executivo Tom Motmans é CEO da Clear Channel no Brasil (Divulgação)

Investir em tecnologia, nas palavras do executivo Tom Motmans, CEO da Clear Channel no mercado brasileiro, sempre esteve no topo de prioridades da empresa. Segundo ele, com o processo de digitalização das telas, o negócio de mídia out of home conseguiu se reinventar.

“Com digitalização, dados e outras tecnologias, surgiu um novo mundo de integração bem próximo ao ambiente online, porém nas ruas. Promovemos maior dinamismo, conexão e comunicação mais alinhada entre marcas e a população”, esclarece Tom, que destaca o lançamento em 2020 da solução Smart Audience que substituiu o DCO (Dynamic Creative Optimization), que garantiu assertividade às suas ofertas.

A pauta de tecnologia foi reforçada este ano com o lançamento global do sistema LaunchPAD, que conecta SSPs (supply-side plataforms) às DSPs (demand side plataforms). “Elas fortalecem nossas soluções tecnológicas para planejamento de campanhas publicitárias com oferta de mídia programática no digital out of home (DOOH). Totalmente dinâmico, o sistema reúne as principais qualidades das ferramentas de planejamento de mídia existentes e flexibiliza a criação de estratégias para campanhas omnichannel, tática que vem trazendo ótimos resultados em níveis de engajamento, ROI e awareness quando comparadas com ações voltadas apenas ao digital. Os conteúdos exibidos também podem ser direcionados para audiências específicas, melhorando a gestão, coordenação e precisão das campanhas”, ele explica.

A gestão de dados combinada à tecnologia é o futuro do OOH na visão de Tom. “E comprova que veículos de massa também podem ser segmentados. A mídia OOH não é apenas complemento. Ela já se mostrou capaz de criar outras camadas de segmentações. A médio e longo prazos, nossas perspectivas vão muito além em relação aos dados para munir nossos anunciantes com informações sobre a audiência. Além do mobile, a chegada do 5G vai normalizar o conceito de internet das coisas e veremos um crescimento de novos devices, conteúdo sendo consumido e dados sendo gerados”, pondera o CEO da Clear Channel.

A modernização trouxe maior criatividade para os espaços billboard. E novas possibilidades, atributos e flexibilidade. “As marcas estão em busca de ações para ativar vendas e alavancar a retomada dos negócios. Caminhamos ao encontro dessa demanda oferecendo dados de audiência, ferramentas de mensuração e um mix nas nossas práticas de vendas, com destaque para a automação das compras. Abraçamos todas as oportunidades com a certeza de oferecer sempre as melhores possibilidade de integração entre marcas e consumidores. Os nossos formatos incluem mobiliário urbano (relógios digitais, totens e abrigos de ônibus), banca de jornais, outdoors e painéis”, elenca Tom.

Com operação no Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas e Porto Alegre, a Clear Channel tem portfólio composto por mais de quatro mil faces e está com fôlego para expansão. “Estamos presentes em 22 países. Contamos com portfólio composto por mais de 450 mil telas, além de 13,5 mil displays digitais e mais de 1,2 mil outdoors digitais em 28 mercados dos Estados Unidos. Entramos confiantes em 2021 e agora, no segundo semestre, com o avanço da vacinação e a volta à normalidade, buscamos colher os frutos dos investimentos feitos, durante 2019 e 2020, nas cidades de Porto Alegre e Curitiba, e continuar inovando onde já temos nossa presença consolidada, como no Rio de Janeiro”, finaliza.