Mitra Kalita, da CNN (Reprodução/WAN-INFRA)

Com o título de “Como construir uma audiência de milhões que parece uma audiência de um”, Mitra Kalita, vice-presidente sênior da CNN Digital Programming, palestrou durante o Digital Media Latam 2019.

“Os millenials são mais diversos que nossa audiência principal”, diz a VP. Após exibir um slide do alcance da CNN dividido em pequenos círculos, ela esclareceu que há um engano em tentar atingir todos eles. O mais é importante é pensar o que é a história, para quem e como encontrar essa audiência.

“Somos uma marca breaking news num momento em que há várias pessoas dando notícias”, explica. Para se diferenciar, se antes o jornalista dava algo que aconteceu hoje amanhã, é preciso falar o que está acontecendo enquanto acontece.

A CNN, explica Mitra, aplica “essa estratégia ao Oscar, furacões, investigações policiais”, entre outros. A emissora faz isso utilizando algumas estratégias, como apurar notícias locais nos Estados Unidos, adaptar discussões da web para formatos diferenciados, como neste exemplo. Ou utilizando temas diferentes do dia-a-dia e apostando no enterprise journalism para engajar leitores. “Algumas matérias quebram os 10 minutos de engajamento”, explica Mitra ao se referir a matérias como a que fala da morte de James Brown.

Outra dica da VP é: “pra ter sucesso na internet, você deve cobrir a internet”. A executiva explica que a CNN aposta em explicar virais e esclarecer suas origens, como no caso de uma colaboradora da Chipotle que foi falsamente acusada de racismo.

Até mesmo títulos de notícia podem aproximar o leitor do conteúdo. Quando o ator Luke Perry, estrela dos anos 90, faleceu, Mitra apostava que a chamada deveria citar apenas “Barrados no Baile”, seu grande sucesso. Entretanto, “Riverdale”, um dos últimos trabalhos do astro, também estava sendo mencionado no dia de sua morte. Por isso, a CNN optou por fazer um teste e o título que citava a série mais recente performou melhor.

Para obter êxito, a CNN também treina seus colaboradores em web writing e propõe diferentes formas de escrita. O famoso lead ganha nova roupagem e uma característica quase de romance.

A marca também busca novos formatos para atingir o público. “Usamos produtos que já temos para conseguir mais assinaturas com eventos importantes”, elucidou a VP.