Estreia hoje às 22h30 a oitava temporada do MasterChef Brasil. A já tradicional atração da Band retorna ao seu formato original, com apenas um competidor vencendo o programa. Em 2020, em função da pandemia, o programa mudou a dinâmica e premiou um competidor por episódio.

Mas de um lado o programa está reencontrando as origens, do outro mostra que está preparado para o futuro. Este ano a atração volta com 18 marcas: Amazon, Brastemp, Britânia, Claro, Seara, Sumup e TikTok (Cota Master), Piracanjuba (Top de 5), Cacau Show, Diageo, Eisenbahn, Hoteis.com, Renata e Samsung (Cota de Apoio), Veja (Cota de Participação), além de Colgate, Garibaldi e Oxford (Cota de Merchandising). A adesão significa um recorde de patrocinadores e de receita publicitária, segundo Cris Moreira, diretor geral de comercialização do Grupo Bandeirantes.

Erick Jacquin, Ana Paula Padrão e Henrique Fogaça observam a aula da chef (Carlos Reinis/Divulgação Band)

De acordo com ele, um produto de relevância e preparado para todas as plataformas, tem gerado sucesso para quem atrela a sua marca. Entre os motivos que ele ressalta o primeiro é que gera a experiência que os anunciantes buscam do ponto de vista de gastronomia, e o segundo porque a forma como esses clientes vinculam as marcas a esse conteúdo gera um resultado positivo. “O terceiro é porque o MasterChef é sinônimo de categoria em atrações de gastronomia. É um programa que tem um grande propósito nesse sentido, além de ser um dos poucos conteúdos de reality brasileiro que deixa um legado”, afirma.

O executivo acrescenta que a marca, quando prende sua imagem a esse tipo de tema, acaba absorvendo e aproveitando desses quatro pilares. Além disso, o projeto tem um propósito e dá espaço para a marca. “Existem vários programas de gastronomia e eu acredito que todos eles vivem um pouco de MasterChef todos os dias, mas o programa da Band, como tem uma credencial muito forte dentro da culinária, acaba tendo uma procura muito grande dos anunciantes todos os anos. Neste ano, estamos batendo o recorde absoluto comercialmente em cima das edições anteriores. Todas as cotas estão vendidas. Seja as de patrocínio, as de merchandisings e as de apoio. Como eu gosto de dizer, ‘a casa está cheia’”, celebra.

A exemplo das anteriores, a edição oferece novidades aos patrocinadores, que serão reveladas ao longo da edição. Cris reforça que o desenho das entregas é personalizado e construído coletivamente unindo anunciantes, agências e os departamentos de marketing, entendendo qual é a necessidade desses clientes e realizando dentro de uma linha com a área de conteúdo. “Isso faz com que todos os pilares do MasterChef estejam protegidos. Cada vez mais, tanto a comunicação comercial, quanto a do ponto de vista de conteúdo, são extremamente relevantes e isso faz com que todos os anos a gente consiga criar produtos específicos para os anunciantes”, diz.

Na estreia da atração, os 23 competidores serão desafiados a preparar um bolo em camadas chamado “Devil’s food cake”, tradicional doce da gastronomia americana que tem massa, recheio e cobertura de chocolate.

Os aspirantes a chef estão preocupados com o primeiro desafio (Carlos Reinis/Divulgação Band)

Prêmios das marcas
Além do troféu, símbolo do melhor cozinheiro amador do país, a atração tem premiações oferecidas por empresas da Cota Master. A Amazon, que apresenta essa temporada, dará R$ 5 mil em compras por mês durante um ano, para ser usado no site. Já a Claro vai levar o ganhador e um acompanhante para um destino gastronômico. A Brastemp dará uma cozinha completa da linha Gourmand. A SumUp vai oferecer ao vencedor de cada prova individual um prêmio de mil reais, e dar R$ 300 mil ao melhor cozinheiro da temporada. O campeão ainda terá a oportunidade de fazer um curso de técnicas tradicionais da culinária francesa na Le Cordon Bleu Brasil. O segundo colocado também ganhará um curso de habilidades e técnicas da pâtisserie.

Na cota máster no segmento de eletroportáteis, a Britânia vai participar de algumas provas especiais para destacar seus produtos, e também vai equipar a cozinha do vencedor.

Cris Moreira, diretor geral de comercialização do Grupo Bandeirantes: “oitavo MasterChef tem recorde de patrocinadores e receitas publicitárias” (Divulgação)

Com o talent show pela segunda vez, a marca Renata vai oferecer suas massas e farinhas para o preparo de receitas. Marcelo Guimarães, diretor Comercial da Selmi, afirma que a continuação da parceria é muito positiva porque o MasterChef se tornou referência em reality show culinário no Brasil e no mundo. “A renovação do patrocínio acontece devido aos bons resultados que o programa trouxe. Temos os melhores  produtos e com a participação queremos continuar mostrando a versatilidade que toda a nossa linha pode proporcionar”, afirma.

Já a Seara entra na atração com o objetivo de mostrar a diversidade dos seus produtos e a praticidade de seu portfólio. Para isso, a marca estará em filmes nos intervalos comerciais, merchandising com os chefs jurados e provas dedicadas aos produtos.

Tannia Fukuda Bruno, diretora de Marketing da Seara, afirma que a marca está conquistando mais protagonismo dentro de programas de entretenimento com presença nos principais realities gastronômicos do Brasil. “Através do contato com o público, pela TV e nos meios digitais, estabelecemos conversas e estamos cada vez mais presentes no dia a dia dos nossos consumidores, podendo apresentar a diversidade de opções e preparações que a marca proporciona e oferecer a melhor experiência de seja ao cozinhar ou ao consumir”, reforça.

O programa é uma coprodução Band/Endemol Shine Brasil/Discovery Home & Health baseada no formato da Endemol Shine Group.