A Folha de S. Paulo lançou na última semana mais uma etapa de sua campanha a favor da democracia, que teve início em junho deste ano. Agora, o jornal colocou no ar um novo vídeo que incentiva o uso do amarelo como a cor da democracia.

Segundo Sérgio Dávila, diretor de redação do periódico, trata-se de uma referência às Diretas Já, movimento apoiado pela Folha em 1983 e 1984. Àquela altura, o amarelo estava diretamente associado às manifestações por eleições diretas para presidente.

Ao som de “#UseAmarelo”, canção produzida pela Satelite Audio, a produção, dirigida por João Wainer, o filme reúne personalidades da cultura e do jornalismo do Brasil. Entre os nomes da música, estão Gilberto Gil, Teresa Cristina e Nasi, da banda Ira!.

A campanha da Folha pela democracia já teve outras iniciativas, como o lançamento de um vídeo baseado numa imagem célebre do fotógrafo Evandro Teixeira.

O jornal publicou ainda o projeto especial “O que Foi a Ditadura”, que disseca o período autoritário que se estendeu de 1964 a 1985, e também lançou um curso online gratuito de quatro aulas (O que Foi a Ditadura) ministradas pelo jornalista e escritor Oscar Pilagallo –tivemos 70 mil usuários inscritos.

“Com a campanha reforçamos algo em que a Folha acredita: não há solução fora da democracia, não há caminho que não o da Constituição”, afirma Dávila.