Andiara Petterle/Divulgação

Vice-presidente editorial da RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação), que tem sede operacional em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, Marcelo Rech, foi reeleito na tarde desta quinta-feira (30) para um novo mandato como presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais). Por aclamação, seu nome foi confirmado durante a entrega do Prêmio Liberdade de Imprensa promovido pela instituição e realizado no teatro do Hotel Renaissance, em São Paulo. 

“Diante do cenário desafiador na economia e na política, os jornais produzem, em última análise, confiança na informação, que é um produto cada vez mais escasso. Na ANJ, buscamos reforçar esse posicionamento de defesa da informação confiável, vital para garantir a perenização dos valores da sociedade”, destacou Rech.

Rech assumiu a diretoria da entidade pela primeira vez em 2016, quando passou a ser o quarto executivo da RBS a presidir a entidade coporativa do meio jornal no país. Antes dele, estiveram à frente da associação o fundador da RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho, de 1984 a 1986, o presidente emérito Jayme Sirotsky, em duas ocasiões – em 1988, quando assumiu interinamente após a renúncia de José Antonio do Nascimento Brito, afastado do Jornal do Brasil, e de 1992 a 1996 –, e Nelson Sirotsky, de 2004 a 2008.