A TV Cultura completa, em 2019, 50 anos de atividade. E, como parte das comemorações, promete reestruturar sua programação com 20 estreias e mais de 800 horas de novos conteúdos. A renovação da grade ocorre entre abril e maio e permeia os propósitos da TV pública, levando ao ar conteúdos educativos, culturais, instigantes e inspiradores – aspectos amplamente conhecidos dos telespectadores do canal.

Com essa mudança, a emissora busca atingir principalmente aqueles que não dispõem de recursos como TV paga ou vídeo sob demanda. Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, fala que “mais do que renovar e trazer frescor à grade, o canal tem como principal objetivo democratizar conteúdos nacionais e internacionais de qualidade, algo que muitas vezes se mantém cativo a canais fechados e, portanto, exclusivo de um público selecionado”.

“Esse é um papel que, enquanto instituição pública, estamos cumprindo há 50 anos e continuaremos a exercer”. Nesta nova fase, a emissora traz diversos destaques de programação, com ênfase em produções próprias, como #Provocações; Cultura, O Musical; Escala Musical e Vitrine Brasil. Além de programas já familiares, que ganham novas temporadas.