Natura, Havaianas, Petrobras, Guaraná Antárctica e O Boticário estão entre as mais citadas pelos brasileiros
A MindMiners ouviu 2.400 pessoas de todas as regiões do país para entender o que reforça o sentimento de identidade nacional em uma marca. O estudo mostrou que 51% dos brasileiros acreditam que existem marcas que representam bem o Brasil.
As mais citadas foram Natura (10%), Havaianas (7%), Petrobras (6%), Guaraná Antárctica (2%) e O Boticário (2%).
A maioria (67%) também espera que as marcas tenham mais responsabilidade social. As principais ações cobradas são: oferecer bons salários e condições de trabalho (68%), cuidar do meio ambiente (67%) e apoiar causas sociais (57%). Também se destacam o investimento em educação (55%), incentivo à diversidade (49%) e acesso a produtos essenciais (44%).
Quando perguntados sobre marcas que já fazem a diferença, Natura (14%), Petrobras (6%), Itaú (4%), O Boticário (3%) e Banco do Brasil (3%) foram as mais lembradas. Mas 21% disseram não saber e 11% acham que nenhuma marca cumpre esse papel.
Em relação à representação regional, 40% dos entrevistados acreditam que existe uma marca que representa bem sua região. Veja os destaques por área do país:
Região | % que acreditam | Top marcas citadas |
---|---|---|
Norte | 48% | Natura (10%), O Boticário (2%), Havaianas (2%) |
Nordeste | 51% | Natura (4%), Petrobras (3%), Vitarella (2%) |
Centro-Oeste | 45% | Natura (6%), Coca-Cola (2%), Riachuelo (2%) |
Sudeste | 35% | Natura (4%), Havaianas (2%), Petrobras (2%) |
Sul | 41% | O Boticário (3%), Natura (2%) |
A Natura aparece como a marca mais lembrada na maioria das regiões. Outro dado que chama a atenção: 48% dos brasileiros afirmam que comprariam mais de marcas que representassem melhor suas culturas e regiões.
“Empresas que adotam práticas sustentáveis, apoiam causas sociais e celebram a diversidade do Brasil conquistam não apenas a lealdade do consumidor, mas também um espaço no imaginário coletivo da população”, afirma Danielle Almeida, CMO da MindMiners.
(Crédito: Reprodução/Youtube @naturabemestarbem)