Natura, Havaianas, Petrobras, Guaraná Antárctica e O Boticário estão entre as mais citadas pelos brasileiros

A MindMiners ouviu 2.400 pessoas de todas as regiões do país para entender o que reforça o sentimento de identidade nacional em uma marca. O estudo mostrou que 51% dos brasileiros acreditam que existem marcas que representam bem o Brasil.

As mais citadas foram Natura (10%), Havaianas (7%), Petrobras (6%), Guaraná Antárctica (2%) e O Boticário (2%).

A maioria (67%) também espera que as marcas tenham mais responsabilidade social. As principais ações cobradas são: oferecer bons salários e condições de trabalho (68%), cuidar do meio ambiente (67%) e apoiar causas sociais (57%). Também se destacam o investimento em educação (55%), incentivo à diversidade (49%) e acesso a produtos essenciais (44%).

Quando perguntados sobre marcas que já fazem a diferença, Natura (14%), Petrobras (6%), Itaú (4%), O Boticário (3%) e Banco do Brasil (3%) foram as mais lembradas. Mas 21% disseram não saber e 11% acham que nenhuma marca cumpre esse papel.

Em relação à representação regional, 40% dos entrevistados acreditam que existe uma marca que representa bem sua região. Veja os destaques por área do país:

Região % que acreditam Top marcas citadas
Norte 48% Natura (10%), O Boticário (2%), Havaianas (2%)
Nordeste 51% Natura (4%), Petrobras (3%), Vitarella (2%)
Centro-Oeste 45% Natura (6%), Coca-Cola (2%), Riachuelo (2%)
Sudeste 35% Natura (4%), Havaianas (2%), Petrobras (2%)
Sul 41% O Boticário (3%), Natura (2%)

A Natura aparece como a marca mais lembrada na maioria das regiões. Outro dado que chama a atenção: 48% dos brasileiros afirmam que comprariam mais de marcas que representassem melhor suas culturas e regiões.

“Empresas que adotam práticas sustentáveis, apoiam causas sociais e celebram a diversidade do Brasil conquistam não apenas a lealdade do consumidor, mas também um espaço no imaginário coletivo da população”, afirma Danielle Almeida, CMO da MindMiners.

(Crédito: Reprodução/Youtube @naturabemestarbem)