Campanha conta com filme, criado pela agência Nacional Comunicação, spots de rádios e outras peças digitais

O Ministério da Saúde apresentou uma nova campanha nacional sobre doação de órgãos. Com o mote "Doação de órgãos. Precisamos falar sim", a peça, criada pela agência Nacional Comunicação e produzida pela Maria Quitéria e Arte e Estudioarte e Produção Musical, reforça a importância do diálogo pelas famílias brasileiras. Assim, todos ficam cientes, caso algum dia precisem de um doador ou se deparem com a necessidade de decidir sobre uma doação. Além do filme, a estratégia também inclui spots de rádios, que trazem depoimentos reais de doação de órgãos, além de outras peças para meios digitais.

Para refletir a necessidade de falar sobre o assunto, diversas famílias foram convidadas para participar de um experimento social. Inicialmente, integrantes ficam visivelmente desconfortáveis com o assunto, e muitos até se recusam a falar sobre o tema. Assim, quando um membro de cada família foi retirado do local, a pergunta foi refeita aos parentes que ficaram: como seria para eles se aquela pessoa que saiu precisasse de uma doação? Depois do novo questionamento, os familiares ficam visivelmente impactados com a nova situação, mostrando que, quando doar órgãos envolve uma pessoa próxima, a resposta muda.