O nosso negócio é feito por gente que tem atitude. Peça desculpa,
mas não peça licença
A Mirum prova que os talentos da publicidade brasileira vão além das fronteiras entre São Paulo e Rio de Janeiro. Parte do grupo WPP, a operação sediada no edifício Barigui Business Center, em Curitiba (PR), está há nove anos no ranking do Great Place To Work (GPTW).
Neste ano, foi reconhecida por diversidade nas listas étnico-racial e LGBTQIA+, além de mulheres, onde já está desde 2020. Entre outros recortes, é classificada ainda pela consultoria Scopen como agência mais hábil na utilização de dados para planejamento, e guarda a melhor percepção entre os seus pares.
Cultura de capacitação de talentos, diversidade e inclusão apoiam o trabalho de colaboradores diariamente desafiados a encontrar soluções inovadoras para os clientes.
Do histórico de performance enraizado desde 1995, quando foi fundada por Guilherme Gomide, à leitura pertinente de dados transformados em ações criativas, o negócio é hoje guiado pelo posicionamento “We dare you”.
“A gente gosta de provocar os clientes e de ser provocado. Acreditamos no trabalho colaborativo e utilizamos a criatividade, dados e diversidade para entregar o melhor aos nossos clientes”, declara Robson Ortiz, CEO da Mirum, que tem cerca de 285 colaboradores.
A campanha “Partida pirata” evidencia a evolução criativa que vem sendo trabalhada de forma mais intensa nos últimos dois anos. Desenvolvida para o aplicativo de TV por assinatura online DirectvGO, a ação conquistou dois Bronzes, nas categorias Brand Experience & Activation e Entertainment for Sport, no Cannes Lions 2022.
“Esse briefing exemplifica o trabalho integrado da agência. O mais gratificante foi ver que a criatividade foi coerente com os dados encontrados sobre o comportamento do consumidor e a implementação foi correta”, lembra Filipe Matiazi, diretor de criação da Mirum.
O filme, que alertava sobre a pirataria, frustrou usuários que buscaram transmissões de jogos das oitavas de final da Champions League no Google. No lugar de exibições ao vivo e gratuitas, apareceram imitações de jogadores, estádios, narradores, juízes e uniformes.
“O desafio da publicidade é se integrar à vida das pessoas e a criatividade é a ferramenta para isso”, acrescenta Matiazi. Entre criação, conteúdo e social intelligence, a Mirum soma cerca de 60 profissionais, que trafegam nos ambientes físico e digital, atentos a novos formatos e plataformas que surgem a todo o momento.
“O nosso papel é ser agnóstico para que possamos testar possibilidades até encontrar o caminho mais inovador”, explica Ortiz. A cultura colaborativa é potencializada pela política de cuidado com as pessoas, que se sentem seguras e acolhidas para participar dos projetos. “A gente não precisa concordar e, sim, respeitar o outro. Somos verdadeiros na relação de trabalho. O desafio é promover interação e troca de conhecimento”, frisa Ortiz.
O grupo de colaboradores Soma promove ações de diversidade e inclusão, enquanto a universidade corporativa Escola Cósmica treina habilidades por meio da gestão de conhecimentos gerados pelas disciplinas trabalhadas na Mirum.
“A expansão da agência está ligada ao seu potencial de capacitação. Passamos a contratar mais por atitude, pois a técnica a gente ensina”, relata o CEO da Mirum, que estima um crescimento da ordem de 10% em 2023.
Leia a íntegra da matéria na edição impressa de 24 de julho.