Painel reuniu Ana Paula Xongani, Eliana e Mari Lima para abordar o papel estratégico da cultura digital

Em participação inédita no MMA Impact Brasil, a Globo reuniu lideranças femininas para debater o papel da cultura, da tecnologia e da Creator Economy no país.

O painel ‘O Poder da Cultura e da Creator Economy no Brasil Multiplataforma’ foi conduzido por Eliana e contou com a presença de Ana Paula Xongani, criadora de conteúdo, empresária e talento agenciado pela emissora, e Mari Lima, gerente de agenciamento da ViU, unidade digital da Globo.

A conversa partiu do crescimento do mercado de criadores de conteúdo no Brasil, que é um dos maiores do mundo, com mais de 7 milhões de pessoas monetizando suas produções digitais, segundo dados da Hotmart.

Mari Lima destacou que esse ecossistema deve movimentar cerca de US$ 480 bilhões até 2027, de acordo com o Goldman Sachs, e que a identificação do público com os criadores é central para o sucesso da comunicação.

“De acordo com um estudo da YouPix sobre tendências para 2025, devemos ter mais empresas investindo em soluções de dores de uma economia de bilhões, mas ainda em transformação. Por exemplo, 64% dos anunciantes enfrentam dificuldades para encontrar influenciadores que os representam", comentou Mari.

"Nisso também entra a gestão financeira, liderança de equipes e estratégia de negócios, é um amadurecimento da profissão", aponta Ana Paula Xongani, que tem dez anos de internet.

A criadora de conteúdo falou sobre a importância da autenticidade, da responsabilidade na produção digital e da manutenção de comunidades engajadas. Além disso, a empresária destacou que, para ela, a representatividade e a conexão com causas sociais são caminhos para transformar o impacto da influência em valor real.

Ana Paula Xongani no painel do MMA

"Temos muito o que representar nesse mercado, apenas 22% dos
brasileiros se sentem representados nas campanhas publicitárias, de acordo
com dados do VisualGPS. Aí voltamos pra importância dos nichos, influência
com propósito e bons conteúdos", disse Ana Paula.

A discussão também abordou como a Globo vem ampliando sua atuação no marketing de influência com uma estratégia integrada. O grupo une agenciamento de talentos, produção audiovisual e conteúdos digitais.

Eliana compartilhou sua experiência pessoal no processo de adaptação das telas da TV para as redes sociais. “Quando eu comecei a postar na internet, eu estranhei. Porque na televisão, é um mar de gente nos bastidores. Já na internet, em muitos momentos, sou eu e o celular", contou.