Joanna Monteiro: Cannes é a oportunidade de discutir coisas importantes para a atividade e para o mercado

Joanna Monteiro, VP de criação da FCB Brasil, estreia como jurada no Cannes Lions em 2015 já como presidente do júri de Mobile. Na sua opinião, apesar de ser uma categoria que parece bastante técnica, criar trabalhos para Mobile é divertido por causa da interatividade que essa mídia oferece para o consumidor. Segundo a criativa, embora os trabalhos envolvam tecnologia, toda peça nasce da ideia. “A boa ideia, pertinente, bem executada e relevante para o cliente é o que manda”, destaca ela. Eleita por dois anos consecutivos pela Business Insider como a mulher mais criativa da publicidade no mundo, Joanna diz que o mais importante da lista é “que ela coloca luz sobre os trabalhos relevantes que as mulheres estão conseguindo fazer”. Confira abaixo os principais trechos da conversa entre Joanna e o propmark.

SUPERINTERATIVA
“Mobile é uma categoria nova, com apenas três anos. Apesar disso, muda muito a cada ano porque envolve muita tecnologia e inovação. Embora pareça bastante técnica, mobile é uma categoria divertida porque é superinterativa. Já deu para ver pelos primeiros contatos com os jurados que, apesar do muito trabalho que a gente vai ter, com certeza também vamos nos divertir bastante julgando os trabalhos.”

DESAFIO
“Essa é a minha primeira vez como jurada e como presidente de júri. Um desafio sensacional para qualquer criativo. E sem dúvida ele vem como um reconhecimento do trabalho de todos na FCB, do GP, dos 17 Leões do ano passado. Indica que a nossa reputação criativa está crescendo e isso acontece porque temos cada vez mais uma agência inteira pensando criativamente.”

BOA IDEIA
“Trabalhos como o ‘Anúncio Protetor’ para Nivea (ganhador do Grand Prix de Mobile no Cannes Lions em 2014) são peças que envolvem tecnologia, mas que nascem da ideia. A boa ideia, pertinente, bem executada e relevante para o cliente, é o que manda. Em uma categoria que pode ser mais técnica como o mobile, é importante ter sempre em mente que Cannes é sobre criatividade.”

TRABALHO NO JÚRI
“Vou seguir procurando os melhores trabalhos, discutindo ideias que chamem atenção e encham os olhos do consumidor, não do júri. É preciso focar no trabalho, trabalho e trabalho. Vão acontecer discussões, e é fundamental deixar claro que elas são sobre o trabalho. E os trabalhos não podem ficar melhores porque são da sua rede, do seu país ou do seu amigo.”

DISCUSSÃO
“Sei que em festivais globais como Cannes é difícil chegar a um consenso. Por isso a discussão em Cannes é tão importante. Os jurados devem ter sempre argumentos fortes e deixá-los bem claros para premiar ou para deixar de premiar.”

CRITÉRIOS
“Antes de nos encontrarmos em Cannes eu dividi com o júri os critérios que devem ajudar a guiar os votos. Isso foi importante porque votamos o long list remotamente daqui do Brasil e, embora haja no site um fórum de discussão, nada se compara ao ‘Cannes room’. A ideia é ter critérios e regras bastante claros para todos do júri desde o início.”

CELULAR
“Tudo que é vacina é veneno. Tem que saber dosar. O celular é quase parte do nosso corpo hoje em dia. Celular não se empresta, e a gente sente uma dor real se ele morre. É natural que para entrar ali você peça licença e venha com um papo interessante. É esse papo que estamos julgando, seja em um jogo, seja em uma experiência, um content, um app, um SMS, o que for, tem que fazer diferença para o consumidor no celular.”

FCB
“A gente procura fazer trabalhos que façam diferença na vida do consumidor das nossas marcas todo dia, o tempo todo. São trabalhos assim que a gente tem orgulho quando são premiados em Cannes. Este ano acho que os nossos trabalhos inscritos seguem sendo bastante integrados, muitos deles envolvem tecnologia e inovação e acabam tendo mais força nas categorias que são mais multiplataforma, como o próprio Mobile.”

APRENDIZADO
“Cannes é sensacional para aprender. É a oportunidade de discutir coisas importantes para a atividade e para o mercado. E uma oportunidade incrível para conhecer profissionais que estão fazendo grandes trabalhos pelo mundo. Não só em propaganda, mas em qualquer atividade que envolva criatividade.”

MULHERES
“Acho que o mais importante da lista da Business Insider (Joanna foi eleita como a mulher mais criativa da publicidade no mundo por dois anos consecutivos) é que ela coloca luz sobre os trabalhos relevantes que as mulheres estão conseguindo fazer. É uma fotografia do momento que cada uma delas está vivendo. E ninguém faz grandes trabalhos sozinho. Nessa lista eu represento uma turma enorme da FCB.”

PAIXÃO
“Aos que estão começando na carreira, eu diria: se apaixone pela atividade e não pelo que você acha que ela representa. Ou seja, você escolhe a profissão, mas a profissão só escolhe quem gosta muito dela.”