Há mais de 200 telas digitais espalhadas pelo aeroporto

 

Padrão internacional com instalações modernas, bonitas e novíssimas. Seja bem-vindo ao Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, inaugurado no último dia 11 de maio, que também apresenta uma comunicação high-tech como nenhum outro aeroporto brasileiro. A responsável pelos novos painéis digitais no T3 e em outros terminais do maior aeroporto da América Latina é a Modern Airport Media (do Grupo Bandeirantes e DMS Mídia), que ganhou a concorrência realizada pelo consórcio Grupar (Grupo Invepar e ACSA, que venceu o leilão de concessão do governo federal) e começou a modernização da mídia do GRU Airport (nova marca administrativa do aeroporto) no ano passado.

“Praticamente não tinha mídia digital no aeroporto. Hoje a gente tem mais de 200 telas digitais, incluindo tecnologias diferentes e que não se encontram em outros aeroportos”, conta Carlos Brust, diretor-geral da Modern. O executivo diz que a empresa não fez nem a metade do que pretende realizar em termos de renovação de mídia no GRU. “Estamos também trocando e substituindo todo o material estático. Isso tudo faz parte do novo momento do aeroporto”.

De fato é um novo momento do Aeroporto de Guarulhos – os terminais 1 e 2 também passarão por um retrofit. Brust ressalta que, com a privatização, existe a necessidade de trazer coisas novas, como três mil carrinhos de bagagem vindos da Alemanha e que também receberão propaganda. “Com eles, serão 10 mil carrinhos de bagagem para atender a demanda dos passageiros”.

O executivo afirma que hoje há 80 empresas que anunciam no GRU, sendo que 82% são novos anunciantes e 14% são marcas que já anunciavam no aeroporto e renovaram contrato. “Aumentamos bem a receita. Houve um crescimento na qualidade e quantidade de anunciantes, de vários segmentos, como HSBC, Citibank, Samsung, Nissan, Coca-Cola e Itaú. Temos peças novas para serem instaladas que não existem em nenhum aeroporto do Brasil. Eu diria que o céu é o limite, porque temos muito espaço e muita condição de criar projetos diferenciados e customizados de acordo com a necessidade do anunciante”.

Tecnologia

Esqueça os anúncios nas escadas rolantes do aeroporto. A Modern está oferecendo muito mais ao mercado publicitário. São mais de 300 peças estáticas e 200 equipamentos digitais, entre painéis de LED e videowalls em formatos  diferenciados, que permitem projeções no piso, interação das marcas com os passageiros e visitantes, além de circuitos customizados de mídia. Os equipamentos digitais da Modern exibem notícias, prestação de serviços, conteúdos exclusivos e mensagens publicitárias. “O videowall in line tem oito telas em sequência com sensores, que conforme o passageiro vai passando na esteira, exibem mensagens diferentes em cada uma”, explica Brust.

Em 2013, 36 milhões de passageiros passaram pelo GRU. O T3 tem capacidade para receber até 12 milhões de passageiros por ano. A Modern é a única empresa a operacionalizar e comercializar 100% do espaço publicitário do GRU, o que ajudará a tornar o ambiente publicitário mais harmônico e padronizado. Antes da entrada da Modern, a mídia do aeroporto era fracionada entre diversos fornecedores.

Para o recém-inaugurado edifício-garagem, por exemplo, é possível fazer a comercialização de naming rights. “A gente fez um investimento grande para mostrar para o anunciante que a mídia aeroportuária é eficaz em vários sentidos. Em qualquer aeroporto do mundo só há grandes anunciantes. A gente pode fazer o que quiser, obviamente com o aval do aeroporto, como montar um cenário de um filme”, diz ele. O investimento declarado pela Modern para a operação é de cerca de R$ 30 milhões, entre custos para equipar saguões, salas de embarque, estacionamento, bem como a compra dos novos equipamentos.

A construção do Terminal 3, dedicado exclusivamente a voos internacionais, faz parte do contrato de concessão firmado em junho de 2012. O governo federal (a Infraero possui 49% das ações da concessionária do GRU) divulgou que foram investidos cerca de R$ 3 bilhões na obra, que amplia a capacidade total do aeroporto para aproximadamente 42 milhões de passageiros por ano.

O T3, que ainda não está operando com 100% da sua capacidade, possui uma área de 192 mil metros quadrados com arquitetura que privilegia a entrada da luz com muitos vidros. São cinco pisos e 34 posições no pátio de aeronaves. De acordo com o aeroporto, foram instalados 108 balcões de check-in, 26 totens de autoatendimento e 104 balcões para controle de passaporte. Além disso, serão mais de 100 novas lojas, como a maior Duty Free do mundo, já em funcionamento.