Profissional teve longa história com a ESPM, tendo sido presidente da escola durante sete anos

Morreu nesta terça-feira (28), no Rio de Janeiro, o professor e publicitário José Roberto Whitaker Penteado, aos 84 anos. Ele faleceu após complicações de um quadro de pneumonia. O corpo não será velado. Haverá apenas uma cerimônia de cremação reservada para a família. Ele deixa as filhas Beatriz e Claudia Penteado, jornalista que já trabalhou no propmark e hoje atua no Valor Econômico.

Professor e publicitário José Roberto Whitaker Penteado _ Foto:Alê Oliveira

Penteado teve uma longa história com a ESPM. Foi presidente da escola durante sete anos, entre 2009 e 2016, tendo sido antes vice-presidente executivo por 28 anos (de 1981-2009). Junto com outros veteranos da publicidade, teve papel fundamental na construção da reputação de excelência da ESPM. Ao lado de Roberto Civita, trouxe para a instituição o  curso de Jornalismo.

Ele também passou por agências de publicidade, como na extinta MPM Propaganda, além de ter sido diretor de marketing da L’oreal, nos anos 1970.

Jornalista e escritor, nos últimos anos vinha se dedicando às atividades da sua consultoria JRWP – Comunicação Descomplicada. Ativo, Whitaker vinha editando a revista de jornalismo da ESPM em parceria com a Columbia School of Journalism. No passado, escreveu uma coluna durante vários anos para o propmark.

Repercussão

"A publicidade e o marketing brasileiros perderam um de seus pioneiros e certamente, um dos maiores  intelectuais em atividade. Zé Roberto era profissional publicitário e jornalista, professor e doutor, dono de  texto raro e amplo conhecimento de várias áreas de nosso negócio, tendo trabalhado em agências, anunciantes e veículos do meio. Também no campo acadêmico ressalta o trabalho de Zé Roberto na consolidação da ESPM-Rio e sua passagem pelo Instituto Cultural, para depois assumir a presidência da entidade. Um colega de modos e convívio elegantes, cultivou grandes amigos e parceiros em importantes empreitadas, cujo legado é perceptível por várias gerações de nossa indústria".

Emmanuel Publio Dias, professor da ESPM e coordenador do Young Lions Brazil.

Imagem: Alê Oliveira