Círculo de Agências Independentes nasceu para ser um espaço de colaboração, inovação e fortalecimento das pequenas e médias agências

Mais de 90 líderes das principais agências independentes do Brasil estão unidos em um novo movimento cujo objetivo é transformar o mercado publicitário. O Círculo de Agências Independentes nasceu por meio de uma provocação de Felipe Silva, co-fundador e co-CCO da Gana, para ser um espaço estratégico de colaboração, inovação e fortalecimento das pequenas e médias agências.

O grupo reúne agências de todas as disciplinas da comunicação, incluindo criação, full service, design, PR, influência, experiência, social e conteúdo. São negócios de cinco até 150 colaboradores, vindos de todas as regiões do país, que não fazem parte de grandes redes e já acumulam prêmios e cases de sucesso para grandes marcas.

Agora, esses líderes dessas agências independentes se organizam para criar novas oportunidades e aumentar seu impacto no mercado. E ainda estão abertos para a integração de mais lideranças de todo o país. Entre os temas em debate estão modelos de negócio, atuação conjunta em concorrências, novas formas de colaboração e boas práticas no mercado.

O grupo tem se empenhado em conversas com as principais instituições reguladoras do mercado e, tem como um dos primeiros passos, a criação da primeira premiação dedicada exclusivamente às agências independentes, nos moldes do A-List do AdAge, mas reconhecendo o modelo independente e as agências que mais se destacaram no ano.

Felipe Silva, co-fundador e co-CCO da Gana (Divulgação)

O projeto já está em fase final de desenvolvimento e será lançado em breve.

"Nessas agências nasce tem muita gente boa trabalhando e produzindo inovação e criatividade de valor para as marcas. Fazemos publicidade de alto nível e com total compromisso com o sucesso do cliente, com proximidade, responsabilidade e diversidade. O Círculo nasce para dar voz e visibilidade a essas agências", disse Felipe Silva.