Mercado do ciclismo cresce a cada dia, de acordo com executivos da ShimanoDesde que chegou ao Brasil, há cinco anos, a Shimano tem focado sua estratégia publicitária em veículos especializados em ciclismo. Em 2013, porém, a marca tem como estratégia aparecer para um público maior por meio do rádio para se aproximar do consumidor final e atrair novos praticantes do esporte.

A aposta para isso é o boletim Pedal Consciente, que será veiculado duas vezes por dia na Rádio Bradesco Esportes FM. O objetivo das inserções, como o próprio nome sugere, é introduzir ao ciclismo quem está interessado e educar quem já é praticante. “A rádio já apoia a ciclofaixa de São Paulo. Estamos juntos de quem também investe em bicicleta para potencializar as ações”, afirma Alexandre Okazaki, gerente de marketing da divisão latino-americana da Shimano, justificando a escolha da Bradesco Esportes FM como parceira.

Outro fator que pesou na escolha do rádio como meio de comunicação foi o fato de que boa parte do público ouve as transmissões dentro do carro. Para Okazaki, motoristas e ciclistas, no final das contas, são a mesma pessoa. “Queremos promover o respeito mútuo entre as partes. A lição é dividir espaço, e não disputar”, completa. O que motivou a iniciativa da Shimano de buscar o público interessado em praticar ciclismo foi a necessidade de ampliar o mercado. “Vemos cada vez mais ciclistas na rua. O esporte tem um potencial enorme no Brasil, mas as pessoas têm medo de começar a pedalar, o que acaba as afastando. Por isso criamos uma plataforma que educa e dá dicas, para aproximar esse público”.

Os boletins reúnem conselhos a respeito de equipamentos de segurança e orientações sobre cidadania. João Magalhães, coordenador de comunicação da Shimano, ficou responsável pelo conteúdo a ser veiculado e teve cuidado com as mensagens preparadas para os ouvintes. “É uma responsabilidade grande. Não podemos dizer para a pessoa simplesmente comprar uma bicicleta e ir pedalando para o trabalho. O objetivo do boletim é ser bem didático”, diz.

Assim como Okazaki, ele afirma que o público interessado no esporte carece de informação sobre o ciclismo urbano, principalmente depois que as ciclofaixas começaram a se espalhar por grandes cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo. Para Magalhães, essas iniciativas criaram uma nova opção de lazer que levou o hábito de pedalar a milhares de pessoas. É justamente o indivíduo inserido nesse grupo, que busca a bicicleta como objeto de desejo para lazer, liberdade, mobilidade e estilo de vida, que a Shimano quer abordar com o Pedal Consciente.

A decisão de anunciar em um veículo cujo público é mais amplo também faz parte de um plano de expansão da Shimano, que envolve a promoção do ciclismo até 2016, ano em que o Brasil sedia os Jogos Olímpicos. Okazaki afirma que as cidades que receberam o evento viram seus governos fazerem um grande esforço em prol dos esportes. Aliada à demanda da população por transportes sustentáveis, essa política tem o potencial de disseminar o uso de bicicletas. “A Shimano vai pegar carona. Queremos aproveitar essa onda de mercado”, conclui o executivo.