A iniciativa, parte da campanha “Saia do modo silencioso”, desenvolvida pela BETC Havas, busca amplificar vozes contra o preconceito
"Nenhuma pessoa combate ao racismo calada". Esse é o mote da campanha da TIM em apoio ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
A ação, chamada “Saia do modo silencioso” e desenvolvida pela BETC Havas, tem como principal iniciativa o lançamento de uma composição da cantora Negra Li, inspirada em famosos discursos antirracistas. A canção foi disponibilizada pela operadora em formato de ringtone e em uma versão completa, com um clipe publicado no canal youtube da operadora.
“Hoje em dia, a maior parte dos brasileiros mantém seus celulares no ‘silencioso’. Usamos esse hábito da população como ponto de partida para chamar a atenção para a luta contra o racismo, lançando uma música com uma letra muito forte em formato de toque de celular. A ideia é que as pessoas entendam que precisamos amplificar as vozes contra o preconceito. Temos que sair do ‘modo silencioso’, porque a luta antirracista deve ser de todas as pessoas”, explicou Ana Paula Castello Branco, diretora de Comunicação e Marca da TIM.
Nos perfis no Instagram, Facebook e Twitter, a TIM divulgou um tutorial para que os clientes saibam colocar a faixa como toque de celular.
Para divulgar a música, a TIM contará com seu squad nas mídias sociais, que traz nomes como Tia Má e Murilo Loran no Instagram e Jordan e Mel, Gustavo, Ariah Music e Raiane no TikTok. Os podcasts DiaCast e Tá Mutado também falarão da canção. Além disso, cantora Iza, embaixadora da TIM, vai divulgar em suas redes as demais ações da operadora no combate ao racismo e em prol da inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho.