Os três primeiros meses do ano ainda tiveram como destaque o Carnaval e aprovação da resolução que restringiu uso de IA nas eleições
O ano começou com dois dos personagens mais icônicos do mundo entrando em domínio público. Mickey e Minnie Mouse completaram 95 anos e podem passar por adaptações. Também em janeiro, a empresa de alimentos Mondelēz Brasil comprou os naming rights do estádio do Morumbi, em São Paulo, transformando-o em MorumBis, em alusão ao chocolate Bis. O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) iniciou 2024 estabelecendo regras para publicidade relacionada às bets. O Google anunciou que iniciaria o processo de desativação de cookies de terceiros no Chrome, visando a redução de dados que anunciantes usam para identificar consumidores, porém em julho voltou atrás e decidiu manter os cookies.
Ainda em janeiro, a Associação Brasileira de Mídia Out Of Home (ABOOH) formalizou a nova diretoria para o biênio 2024/25, que manteve Andrea Weiss como diretora-executiva. A Accenture comprou a empresa global de produtos digitais Work & Co, reforçando o investimento da Accenture em ‘criar formas para os clientes crescerem’, incluindo a IA. A Nike encerrou a parceria de 27 anos com o golfista Tiger Woods. A Netflix iniciou o ano divulgando os resultados do balanço do quarto trimestre de 2023, que apontou o ganho de 13,1 milhões de assinantes com uma receita de US$ 8,8 bilhões. Fechando janeiro, a Propeg foi eleita a Agência de Comunicação do Ano do Colunistas Norte-Nordeste de 2023.
Fevereiro começou com os olhos voltados ao Carnaval. A Globo contou com patrocínio de Brahma, Pixbet e Guaraná Antártica para a transmissão nacional e 16 marcas para transmissões regionais. A Band teve a parceria de Amazon, Dorflex, Itaipava, PagBank e TIM. Já no SBT, o patrocínio foi de Bradesco, Itaipava, Engov, Estomazil e Epocler. O Prêmio Colunistas Sul revelou os ganhadores e a Candy Shop foi a Agência de Comunicação do Ano. O Grupo Dreamers lançou a empresa de marketing de influência Gen_c. Mercado Livre assinou contrato de naming rights do estádio do Pacaembu, alterando-o para Mercado Livre Arena Pacaembu. O Publicis Groupe anunciou o crescimento de 4,2% em 2023, com a receita líquida aumentando para 15 bilhões de euros.
A Arezzo&Co anunciou fusão com o Grupo Soma e a Cacau Show se manteve no topo do ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) como a maior franquia do país e anunciou a compra do Grupo Playcenter. O Itaú lançou um filme da campanha ‘Feito de futuro’, protagonizado e dirigido por Madonna, com parceria da Africa Creative, em comemoração ao centenário do banco. Em janeiro, o banco havia divulgado uma peça da campanha com participação de Ronaldo Fenômeno. A Claro lançou plataforma para PMEs com campanha criada pela ID\TBWA. E a WPP anunciou o aumento de 2,9% na receita em 2023.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 23 de dezembro de 2024