Ao completar 20 anos do Natura Musical, marca intensifica investimentos em festivais e manifestações culturais em diferentes regiões do país

A Natura ampliou, em 2025, sua presença em festivais e celebrações culturais em diferentes regiões do Brasil, em uma estratégia que conecta patrocínios, plataformas proprietárias e ações institucionais à construção de marca. Ao longo do ano, a empresa esteve entre as patrocinadoras de mais de dez eventos culturais, com foco especial em música e manifestações populares.

Entre os destaques estão festivais musicais dos quais a Natura mantém presença recorrente, além de iniciativas ligadas a turnês de artistas brasileiros e celebrações tradicionais, como o Círio de Nazaré, o São João de Campina Grande e o Festival de Parintins. Neste último, a marca marcou presença pela primeira vez, em uma edição que celebrou os 25 anos da linha Natura Ekos, historicamente associada à atuação da empresa na Amazônia.

Ativação da Natura durante o festival Coala, em São Paulo | Imagem: Divulgação

“Quando nos conectamos a vivências tão simbólicas quanto essas estamos reforçando que a cultura é parte do nosso DNA. Isso é muito mais do que um movimento pontual, é uma escolha estratégica de posicionamento”, afirma Júlia Ceschin, head da marca Natura e marketing estratégico no Brasil.

Natura Musical completa 20 anos

Esses movimentos se somam à trajetória do Natura Musical, plataforma que completa 20 anos em 2025 e que, ao longo desse período, apoiou mais de 600 projetos ligados à música brasileira em todas as regiões do país.

Neste ano, o edital Natura Musical 25/26 selecionou 20 novos projetos de diversas regiões, reforçando a continuidade do programa como uma das principais iniciativas privadas de fomento à música no Brasil.

“A plataforma Natura Musical sempre foi uma expressão viva do que acreditamos enquanto marca, que é a cultura como ferramenta de transformação e como espelho da nossa essência brasileira”, reforça Júlia.

Percepção de marca e resultados de engajamento

A estratégia cultural da Natura também se reflete na percepção do público. De acordo com pesquisa da MindMiners, realizada na edição 2025 do estudo 'Brasilidades: Quantos Brasis Cabem no Brasil?', a marca foi percebida como um símbolo autêntico do país por sua associação à identidade e à diversidade brasileiras, figurando entre as mais representativas em quatro das cinco regiões.

Levantamentos da NielsenIQ indicam que, durante o Festival de Parintins, a Natura esteve entre as marcas mais associadas espontaneamente ao evento, sendo a mais lembrada no segmento de beleza. Segundo o estudo, 55% dos entrevistados afirmaram intenção de aumentar o consumo da marca, índice que chega a 89% entre quem esteve presencialmente na festa.

Natura esteve presente durante o Círio de Nazaré | Imagem: Divulgação

Já uma pesquisa da COE Intel Mercado Brasil, realizada com mais de 200 consultoras de beleza da marca na região Norte, apontou que 94% avaliam que a presença da Natura atrai novos consumidores e 91% percebem aumento direto nas vendas. O levantamento também indica forte associação da marca com orgulho regional e com a representação da Amazônia.

Resultados semelhantes foram observados no São João de Campina Grande. De acordo com a NielsenIQ, a Natura foi a marca de cosméticos mais lembrada pelo público presente e a que apresentou maior aderência ao evento. Durante a festa, a empresa assumiu a liderança em awareness entre os patrocinadores, após ocupar a quarta posição no período pré-evento.

Ativação da Natura no São João de Campina Grande | Imagem: Divulgação

“A cultura brasileira é um dos nossos maiores bens como nação, e a Natura tem o propósito de valorizar esse orgulho nacional. Estar presente em momentos que movimentam o Brasil culturalmente faz parte do nosso comprometimento em celebrar a essência, a diversidade e todas as expressões do nosso país”, conclui a executiva.