Marca celebra cultura amazônica com experiências de beleza, música e bioativos regionais
Pela primeira vez, a Natura é patrocinadora oficial do Festival Folclórico de Parintins, uma das maiores manifestações culturais do Brasil. A estreia foi marcada por uma coletiva de imprensa realizada nesta secta-feira (16), que reuniu convidados, influenciadores, representantes dos bois Caprichoso e Garantido em Manaus, além da liderança da marca no Brasil.
Julia Ceschin, head de vivências de marca da Natura, conta que a parceria com o festival é a materialização de uma relação antiga com o território amazônico: “A Natura está há mais de 25 anos na Amazônia, trabalhando com comunidades locais, promovendo a sociobiodiversidade e levando bioativos como açaí, andiroba e castanha para o mundo por meio da marca Ekos. Estar em Parintins, agora como patrocinadora, é um gesto de celebração e também de responsabilidade”.
Compromisso com a regeneração
Além de celebrar os 25 anos da linha Natura Ekos e os 20 anos da plataforma Natura Musical, a marca reforçou seu compromisso com o conceito de regeneração ambiental, econômica e cultural da Amazônia. “Sustentar não é mais suficiente. A proposta agora é regenerar. Por isso, estar em Parintins é sobre respeitar, celebrar e amplificar a cultura viva da região”, disse Julia.
Durante o festival, a Natura estará presente com ativações que incluem experiências sensoriais com produtos, ações de beleza com maquiagem e proteção solar para o público, além de um camarote exclusivo com influenciadores e convidados da marca.
Ações durante o festival
As ações começam ainda nos ensaios em Manaus, com distribuição de amostras, maquiagem, stencils e tattoos temporárias. Em Parintins, haverá equipe circulando pela ilha com serviços de retoque de maquiagem e distribuição de protetor solar, ação voltada especialmente para o público nas filas do Bumbódromo.
Outros destaques incluem:
• Camarote Natura com influenciadores para amplificar a visibilidade do festival;
• 13 lojas da Natura no Amazonas ambientadas com a estética de Parintins, com ativações e games promocionais;
• Destaque para os produtos da linha Ekos Castanha e a perfumaria Ekos Rios, inspirada nos rios da Amazônia.

Vozes da cultura local
Durante a coletiva, os presidentes dos bois Garantido e Caprichoso destacaram a importância da chegada da Natura ao festival. Fred Góes, presidente do Garantido, ressaltou: “Cada parceiro nos ajuda a entregar um espetáculo à altura. A Natura leva a nossa essência amazônica para o Brasil inteiro, por meio de suas fragrâncias e produtos. Agora estará também no coração da Amazônia”.
Rossy Amoedo, presidente do Caprichoso, reforçou o impacto da parceria: “É um momento muito especial. A presença da Natura potencializa o espetáculo e representa um compromisso com o nosso povo. Já temos contrato assinado para 2026. É uma parceria que veio para ficar”.
Embaixadoras
As cunhãs-poranga dos bois também falaram sobre o significado da parceria. Isabelle Nogueira, do Garantido, afirmou: “A presença da Natura ajuda a colocar comida na mesa de quem vive da arte na floresta. O festival é uma engrenagem que movimenta o Norte. Empresas como a Natura ajudam a fazer esse motor girar”.
Já Marciele Albuquerque, cunhã do Caprichoso, celebrou a chegada da marca com emoção: “Vocês não são só a cara da Amazônia, mas agora estarão no coração dela, junto com todos nós, apaixonados pela cultura local”.
Influência e legado
Julia também confirmou, em entrevista ao propmark, que a presença da Natura em Parintins se estende para 2026. “Já temos contrato assinado. A ideia é estar junto nesse movimento de celebração e de fortalecimento da cultura local não só este ano, mas nos próximos também”.

Além das embaixadoras, a marca contará com influenciadores locais e de fora da região para amplificar o alcance das ações e dar visibilidade à cultura amazônica.