Ação criada pela Africa Creative ressignifica o ato de presentear e integra TV, digital, influenciadores e ativações em lojas

A Natura lançou sua campanha de Natal 2025, desenvolvida pela Africa Creative, com foco em presença e conexão. A comunicação introduz o conceito 'P.I.X. Natura – Presente com Intenção de Xodó', que propõe ressignificar o ato de presentear em um contexto em que transferências bancárias vêm substituindo parte dos presentes físicos.

A iniciativa tem origem em um estudo conduzido pela marca em parceria com a Consumoteca, que identificou aumento no uso de transferências como forma de presente – chegando a 25% das trocas em círculos íntimos. A mesma pesquisa apontou que, apesar da praticidade, há demanda por gestos simbólicos e escolhas intencionais.

O filme principal acompanha a história de uma mãe e uma filha que enfrentam o cancelamento de um voo na véspera do Natal. A narrativa destaca uma caixa de presente Natura que ganha vida e as leva até a família. A produção é embalada por uma releitura de 'Eu Só Quero um Xodó', de Dominguinhos.

A estratégia de divulgação inclui TV, redes sociais, TikTok, YouTube e participação de embaixadoras como Alane Dias, Fernanda Souza, Gabi Mendes, Isabelle Nogueira, Iza, Maisa, Taís Araújo e Tata Estaniecki. A marca também realiza ativações OOH em relógios de rua, shoppings e edifícios residenciais, além de merchans e vinhetas em diferentes canais.

Nas lojas físicas, uma ação promocional oferece 10% de desconto para consumidores que apresentarem passagens de ônibus ou avião para visitar familiares no Natal. A campanha se estende ainda à 'Vila de Natal Natura', instalada no Parque Ibirapuera, em São Paulo, que abrigará oficinas e atividades temáticas, além da presença do Papai Noel.

“Ao lançar o Presente com Intenção de Xodó, o ‘P.I.X. Natura’, queremos reforçar que presentear vai muito além de uma transação”, afirma Tatiana Ponce, vice-presidente de marketing da Natura e Avon.

“O ponto de partida foi identificar as mudanças no comportamento de presenteado e transformá-las em direcionamento para a narrativa”, completa Verônica Gordilho, co-COO da Africa Creative.