Coral e Suvinil divulgam as paletas de cores sugeridas para o próximo ano
O tom esverdeado claro e terroso foi escolhido como a cor do ano de 2023 da Coral. Silêncio de Inverno dita a tendência em projetos que vão do design e direção de arte à arquitetura, atendendo à necessidade de reconexão com a natureza.
A nova paleta de cores, e seus embaixadores, foi apresentada na manhã desta terça-feira (13), na Casa Higienópolis, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, em evento conduzido pelo arquiteto e designer de produto Maurício Arruda.
A filósofa Djamila Ribeiro, considerada pela BBC como uma das cem mulheres mais influentes do mundo, assina a paleta Pensamento coletivo, que traz variações de rosa e ocre. “Casa é espaço para cultivar relações”, diz a colunista do jornal Folha de S. Paulo e revista Elle Brasil, que defende causas sociais ligadas à diversidade.
Já a criadora de conteúdo e designer de interiores Thalita Carvalho, apresentadora do programa Mais Cor, Por Favor, do canal GNT, endossa a paleta Saúde mental. Com a união de verde, marrom e lilás, “esse conjunto de cores reconfortantes funcionam como um espaço de cura”, diz a diretora-executiva da Casa de Colorir.
Na paleta Bioinspiração está a chancela da chef Bela Gil. Cores cruas, que remetem à palha, cogumelo, ocre e castanhos amadeirados inspiram a variante que exalta os tons da terra. “Trabalho com comida, e comida vem da terra”, atesta a mestra em ciências gastronômicas, uma das principais vozes na luta por uma vida saudável, sustentabilidade e consumo consciente.
Com colorações de azul, os diversos Ciclos da vida é representado pelo ator Ary Fontoura, que alcança quase 60 anos de carreira. “Nasci como um bebê rosado. No meu primeiro beijo, fiquei vermelho por fora e azul por dentro, e a velhice traz o branco”, relaciona o poeta, escritor e diretor teatral. A paleta lembra cor das conchas, cascalhos, areia, neutros e tons quentes.
O estudo de cores é feito pela Coral há 20 anos. Com o tema As Sementes da Transformação, a edição deste ano totaliza 37 cores. “Interpretamos o mundo por meio das cores. Essa é uma fortaleza da marca”, declara Henrique Striker, diretor de marketing da Coral para a América Latina.
Os resultados são aglutinados no relatório Colour Futures, conduzido em Amsterdã. A cidade holandesa é sede da AkzoNobel, dona da marca Coral, que divide com a Suvinil, da Basf, a liderança do mercado brasileiro de tintas decorativas.
Tom da terra
A Suvinil também divulgou a sua tendência de cor para 2023. Calcita Alaranjada é o nome da sugestão, inspirada em mineral homônimo. Esse tom de laranja terroso também enaltece a natureza, intensificando a sensação de energia e inovação.
“Traduzir o sentimento dos tempos que vivemos em cores é um desafio, pois estamos em uma fase emocionalmente intensa. A cor do ano define a nossa necessidade. Falamos de um tom otimista e estimulante que passa a se relacionar, também, com nossa reconexão junto a natureza”, explica Michell Lott, consultor de cores da Suvinil e diretor criativo do Revela 2023.
A paleta Suvinil Revela 23 soma 25 cores divididas nos grupos Exausta (cores claras e leves, que estimulam o descanso mental), Otimista (cores revigorantes), Empolgada (tons vibrantes equilibrados por outros mais leves), Conectada (cores leves e dessaturadas, que ajudam a desacelerar) e Cibernética (verde-cítrico e prateado-metálico com nuances escurecidas de lilás e verde).