A transmissão da temporada 22/23 da liga na ESPN conta com seis patrocinadores: Bradesco, Ford, Sadia, Samsung, Subway e Vivo
A globalização das mídias permite que as pessoas tenham acesso a traços de culturas de outros lugares do globo em um simples clicar de telas e, se uma vez o Brasil foi o país do futebol, atualmente é possível incluir mais vários esportes nessa lista, incluindo o basquete. Não à toa, o país foi sede da NBA House, evento dedicado aos fãs de basquete que foi realizado entre os dias 2 e 19 de junho, no Shopping Eldorado.
O pontapé inicial da temporada 2022/2023 da NBA, principal liga de basquetebol profissional da América do Norte, ocorreu na segunda semana de outubro e, pelo 31º ano consecutivo, a ESPN é a emissora responsável por levar as quatro linhas e garrafões do esporte para a casa dos seus assinantes.
Durante as transmissões dos seis jogos decisivos da temporada passada da NBA, a ESPN superou em 130% a média de audiência registrada em 2020 e, segundo o Kantar Ibope Media, todas as partidas disputadas entre Golden State Warriors e Boston Celtics ficaram no Top 5 do ranking de audiência nos horários de transmissão.
Além disso, na temporada 21/22 a emissora registrou um retorno positivo da audiência, alcançando um aumento de 27% na audiência feminina e 37% na audiência da geração Z, em relação ao ano anterior.
Para este ano, a emissora conta com seis patrocinadores da transmissão, sendo eles Bradesco, Ford, Sadia, Samsung, Subway e Vivo e, mesmo sem terem comercializados todos os espaços dedicados às marcas, a ESPN viu um aumento de 15% em sua receita, segundo Giselle Ghinsberg, head de DASP da Disney Brasil.
“A temporada passada foi uma das melhores do basquete na ESPN, comercialmente falando. Fechamos todas as cotas de patrocínio naquele ano. Para esta temporada, mesmo ainda sem termos comercializado todos os espaços, conseguimos um acréscimo de 15% em nossa receita. Este é o resultado da confiança do mercado com a Disney na produção de conteúdo esportivo”, afirmou a executiva.
Ao longo de 128 partidas, as marcas possuem ainda muito espaço para terem suas logos estampadas em um dos principais e mais famosos esportes do mundo. De acordo com Giselle, o projeto comercial da emissora para a NBA envolve não apenas as transmissões dos jogos lineares, mas também a expansão da cobertura digital, nas redes da ESPN e nos parceiros da emissora. “Neste ano, estamos com novos formatos especiais nos jogos ao vivo e uma maior interação das marcas nos programas de fazem a cobertura jornalística da modalidade”, completou.
Diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, casa da liga, onde as marcas têm a oportunidade de atuar de forma direta com as equipes, patrocinando as transmissões locais, contando com inserções nas arenas e usando os astros do esporte a seu favor, as marcas brasileiras contam com o carisma e bom humor daqueles que traduzem o esporte para a população.
A ESPN, conhecida por ter em sua programação grandes nomes da narração esportiva, conta com a ajuda de nomes como Rômulo Mendonça para se aproximarem dos fãs de basquete.
“Aqui trabalhamos pensando no fã de basquete em geral e buscamos ser criativos nas nossas ações tendo os integrantes da nossa equipe de transmissões como peças centrais nas ativações. O Rômulo Mendonça, narrador dos canais Disney, é uma das principais vozes da NBA no Brasil e tem muita identificação com a comunidade. Desde a temporada passada, a Sadia o escolheu como o ‘garoto propaganda’ da marca para anunciar novos produtos, ação muito trabalhada durante as finais da última temporada”, ressaltou Giselle.