O produto dos anos 80 voltou em versão conectada a um jogo virtual que recria as fazendas do programa Cocoa Plan e incentiva a sustentabilidade
Em janeiro deste ano, a Nestlé trouxe de volta ao mercado um dos seus produtos mais famosos entre os anos 1980 e 1990: o Chocolate Surpresa. O relançamento surgiu com a proposta une nostalgia, tecnologia e, principalmente, sustentabilidade.
A nova versão foi inspirada no Nestlé Cocoa Plan, programa global da marca voltado à produção responsável de cacau.
Além de ser produzido com cacau sustentável, o novo chocolate usa a tecnologia para adotar práticas mais conscientes: os clássicos cards colecionáveis ganharam versão digital e o lançamento foi acompanhado de um jogo chamado ‘Mundo Surpresa’, criado em parceria com a Rogue Unit na plataforma Roblox.
Ambientado em uma fazenda, o game apresenta práticas sustentáveis da produção de cacau inspirado nas fazendas reais que fazem parte do programa da marca.

Camila Hadaya, gerente de marketing de chocolates na Nestlé, explica que a marca trouxe um produto muito pedido pelos consumidores e apostaram na estratégia, principalmente pensando que a nostalgia está em alta no mercado. "E a gente sabe que a tendência de nostalgia está cada vez mais forte dentro da categoria de chocolates. Então, sim, a pedidos dos consumidores, nós relançamos o chocolate surpresa, no mesmo sabor que ele tinha nos anos 1980, nos anos 1990, mas com inovação e sustentabilidade", explica.
Para a gerente de marketing, a principal inovação está na conexão entre as gerações. A geração Z é tão atraída pela ideia de nostalgia quanto os millennials - consumidores 'originais' do produto. Além disso, a geração mais nova tem o perfil consumidor fortemente ligado às práticas ESG.


"Por ser um chocolate mais antigo, essa tendência de nostalgia é muito vista dentro da geração Z, acaba ficando algo super 'cool' pra eles, né? Comer um chocolate antigo que meu tio, meu primo, minha mãe, comiam e amavam. E o Roblox, a plataforma, o game, acaba contribuindo também pra que a gente consiga chegar nesse público mais jovem, consiga conversar com eles", aponta a executiva.
A plataforma é, hoje, a mais jogada no mundo e tem o Brasil como o segundo país com mais usuários. Atualmente, o jogo da Nestlé tem uma média de 800 acessos diários. De acordo com a empresa, o processo para adaptação para o virtual foi um processo criterioso, e estão a cerca de dois anos trabalhando nisso.
Nestlé Cocoa Plan
A convite da Nestlé, o propmark foi conhecer uma das propriedades que faz parte do programa Nestlé Cocoa Plan, e possui o selo 'Diamante', a Fazenda da Nina.
Presente no Brasil há mais de 10 anos, o projeto atua em estados como Bahia, Pará, Espírito Santo, São Paulo e Tocantins, o projeto apoia produtores com suporte técnico, treinamentos e bonificações, promovendo boas práticas agrícolas, melhores condições de vida e sustentabilidade.
Os participantes da iniciativa se comprometem com práticas como o combate ao trabalho infantil, o respeito à legislação trabalhista, o acesso à educação e à água potável, além da preservação ambiental, com destaque para a proibição de desmatamento, uso controlado de pesticidas, métodos sustentáveis, entre outros.

Para conquistar o selo máximo, o diamante, o produtor de Cacau precisa atingir a nota máxima em todos os requisitos do programa. A empresa prioriza a compra de cacau sustentável por meio de canais credenciados, mas inclui bonificações para quem adota práticas responsáveis.
"A gente linka o ESG para contar essa história porque, como que eu explico para uma empresa de games, que a folha do Cacau é de X jeito. Que tem X, benefício?", comenta Luis Collaço, gerente de ESG na Nestlé.