O produto dos anos 80 voltou em versão conectada a um jogo virtual que recria as fazendas do programa Cocoa Plan e incentiva a sustentabilidade

Em janeiro deste ano, a Nestlé trouxe de volta ao mercado um dos seus produtos mais famosos entre os anos 1980 e 1990: o Chocolate Surpresa. O relançamento surgiu com a proposta une nostalgia, tecnologia e, principalmente, sustentabilidade.

A nova versão foi inspirada no Nestlé Cocoa Plan, programa global da marca voltado à produção responsável de cacau.

Além de ser produzido com cacau sustentável, o novo chocolate usa a tecnologia para adotar práticas mais conscientes: os clássicos cards colecionáveis ganharam versão digital e o lançamento foi acompanhado de um jogo chamado ‘Mundo Surpresa’, criado em parceria com a Rogue Unit na plataforma Roblox.

Ambientado em uma fazenda, o game apresenta práticas sustentáveis da produção de cacau inspirado nas fazendas reais que fazem parte do programa da marca.

Jogo digital 'Mundo Surpresa'

Camila Hadaya, gerente de marketing de chocolates na Nestlé, explica que a marca trouxe um produto muito pedido pelos consumidores e apostaram na estratégia, principalmente pensando que a nostalgia está em alta no mercado. "E a gente sabe que a tendência de nostalgia está cada vez mais forte dentro da categoria de chocolates. Então, sim, a pedidos dos consumidores, nós relançamos o chocolate surpresa, no mesmo sabor que ele tinha nos anos 1980, nos anos 1990, mas com inovação e sustentabilidade", explica.

Para a gerente de marketing, a principal inovação está na conexão entre as gerações. A geração Z é tão atraída pela ideia de nostalgia quanto os millennials - consumidores 'originais' do produto. Além disso, a geração mais nova tem o perfil consumidor fortemente ligado às práticas ESG.

"Por ser um chocolate mais antigo, essa tendência de nostalgia é muito vista dentro da geração Z, acaba ficando algo super 'cool' pra eles, né? Comer um chocolate antigo que meu tio, meu primo, minha mãe, comiam e amavam. E o Roblox, a plataforma, o game, acaba contribuindo também pra que a gente consiga chegar nesse público mais jovem, consiga conversar com eles", aponta a executiva.

A plataforma é, hoje, a mais jogada no mundo e tem o Brasil como o segundo país com mais usuários. Atualmente, o jogo da Nestlé tem uma média de 800 acessos diários. De acordo com a empresa, o processo para adaptação para o virtual foi um processo criterioso, e estão a cerca de dois anos trabalhando nisso.

Nestlé Cocoa Plan

A convite da Nestlé, o propmark foi conhecer uma das propriedades que faz parte do programa Nestlé Cocoa Plan, e possui o selo 'Diamante', a Fazenda da Nina.

Presente no Brasil há mais de 10 anos, o projeto atua em estados como Bahia, Pará, Espírito Santo, São Paulo e Tocantins, o projeto apoia produtores com suporte técnico, treinamentos e bonificações, promovendo boas práticas agrícolas, melhores condições de vida e sustentabilidade.

Os participantes da iniciativa se comprometem com práticas como o combate ao trabalho infantil, o respeito à legislação trabalhista, o acesso à educação e à água potável, além da preservação ambiental, com destaque para a proibição de desmatamento, uso controlado de pesticidas, métodos sustentáveis, entre outros.

Mayara Franzin, coordenadora de agricultura para cacau na Nestlé, apresentando o plantio sustentável na Fazenda da Nina

Para conquistar o selo máximo, o diamante, o produtor de Cacau precisa atingir a nota máxima em todos os requisitos do programa. A empresa prioriza a compra de cacau sustentável por meio de canais credenciados, mas inclui bonificações para quem adota práticas responsáveis.

"A gente linka o ESG para contar essa história porque, como que eu explico para uma empresa de games, que a folha do Cacau é de X jeito. Que tem X, benefício?", comenta Luis Collaço, gerente de ESG na Nestlé.