O Brasil é o primeiro mercado no qual o Grupo Nestlé decidiu montar um estúdio de produção de conteúdo digital in-house, o Content Factory, idealizado para atender com maior agilidade às muitas demandas da empresa. Instalado na sede da empresa, em São Paulo, o estúdio é formado por uma equipe especializada em redes sociais e de diferentes áreas de atuação como Comunity Managers, Estratégia e Criação de Conteúdo, Design, Jornalistas e Analistas de dados. Hoje a equipe conta com 8 profissionais, mas a intenção é que esse número dobre até o final do ano.   

Pedro Oliva, head de marketing e comunicação da Nestlé Brasil, diz que o Brasil é o país que mais usa as redes sociais na América Latina, e que os brasileiros são produtores natos de conteúdo, interagem muito e têm alta aceitação por marcas nos canais, o que serviu de estímulo para criar o estúdio.

“O Brasil é o quarto mercado para a Nestlé no mundo, por isso criamos o laboratório para agilizar a interação e diálogo entre pessoas e marcas. Ter in loco um time multidisciplinar, trabalhando juntos e de forma integrada acelera processos e fluxo, resultando em um diálogo mais próximo que vem sendo conversado nas redes sociais”, diz Oliva.

Num primeiro momento, o Content Factory produzirá conteúdo digital personalizado para as marcas Kit Kat, Ninho, Nescau e Nestlé, selecionadas a partir de um planejamento estratégico. Com a ampliação deve passar a atender mais marcas, além de demandas pontuais.

“O trabalho é todo feito em parceria com as agências de publicidade, sempre respeitando os posicionamentos de cada uma das marcas”, diz o executivo.

O estúdio produz internamente todos os tipos de conteúdo digitais – gifs, posts, vídeos, receitas em audiovisual e infográficos, entre outros. São mais de mil interações/mês. Segundo Oliva, o Content Factory já se tornou referência para outras unidades da Nestlé no mundo, que se interessaram em desenvolver este formato de conteúdo digital.