Criada pela Publicis Brasil, ação usa tecnologia da AliaInclui para permitir leitura automatizada de informações em 1.200 produtos

A Nestlé lançou a iniciativa ‘Rótulos que Falam’, desenvolvida em parceria com a startup AliaInclui, após a atualização das embalagens de marcas como Ninho, Leite Moça e Nescau. A ação torna 1.200 rótulos mais acessíveis por meio de leitura automatizada, permitindo que consumidores ouçam as informações dos produtos. A proposta atende, segundo a empresa, às necessidades de pessoas com deficiência visual e não alfabetizadas.

Criada pela Publicis Brasil, a campanha amplia a visibilidade do projeto para um público estimado em 17 milhões de brasileiros. Com produção de vídeo da O2 Filmes e de áudio da Jamute, a comunicação inclui ações nas redes sociais de marcas como Ninho, Leite Moça, KitKat e Nescau, além de participação de influenciadores e embaixadores da Nestlé. A estratégia contou ainda com mídia OOH e um vídeo manifesto.

A campanha mostrou o uso do app AliaInclui na prática em uma ativação no programa MasterChef, com participação de Regiane Silva, colaboradora da Nestlé que é cega e integrou o desenvolvimento do projeto.

Na etapa inicial, as marcas anunciaram mudanças nas embalagens sem revelar detalhes, estratégia usada para gerar curiosidade nas redes. Influenciadores como Fred Bruno e Bruna Gonçalves participaram da ação. A revelação veio por meio de creators com deficiência visual, selecionados pela BR Media, que apresentaram a funcionalidade dos novos rótulos. A Nestlé também lançou um site para explicar o projeto e convidar outras empresas a aderirem ao movimento.

Um dos filmes da campanha mostra pessoas com deficiência visual, idosos e não alfabetizados utilizando o app no dia a dia. “O projeto traduz o que acreditamos ser o papel mais potente do marketing: atuar como conector entre propósito e prática”, afirma Mauro Ramalho, CCO da Publicis Brasil.

Imagem do topo: Divulgação