O incentivo ao aprendizado de Livras é uma das iniciativas da Nestlé para aumentar a inclusão na empresa (Freepik)

A Nestlé adaptou os seus canais e interfaces com o objetivo de elevar a acessibilidade de portadores de deficiência auditiva, um grupo que representa 35% do total de pessoas com deficiência que trabalham hoje na empresa.

Vídeo atendimento na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), legendas e áudio descrição são alguns dos recursos disponíveis no serviço de atendimento ao consumidor, no canal de informações ao colaborador e no Programa Especializado de Apoio ao Colaborador (PEAC), que disponibiliza para colaboradores ou familiares consultas com profissionais especializados sobre questões emocionais, sociais, jurídicas e financeiras.

“Nesse momento tão atípico que todos estamos vivendo, entendemos que oferecer o acesso a esse serviço era o caminho correto que tínhamos a seguir”, comenta Helen Andrade, head de diversidade e inclusão da Nestlé.

Em janeiro, a companhia lançou a sua promoção de cem anos também com a linguagem de sinais, legenda e áudio descrição – um projeto que teve o suporte da Fundação Dorina Nowill.

Pacote de ações

Com mais de 90 colaboradores surdos, a fábrica da Garoto – marca da Nestlé – em Vila Velha (ES) já conta com um trabalho estruturado há mais de dez anos, e hoje inclui uma parceria com o Senai para a captação de talentos com deficiência auditiva. Tradutora interna, empresa de tradução e interpretação, treinamentos e comunicações em Libras, além de campanhas de conscientização e incentivo ao aprendizado da linguagem de sinais são outras iniciativas da marca.