Com lançamento em 12 países, incluindo Brasil, o plano chega seis meses após a empresa comunicar sobre a ideia de ter uma opção mais econômica para os assinantes

A Netflix anunciou o seu primeiro plano com anúncios nesta quinta-feira (13), que será lançado em novembro.

O plano com anúncios chega seis meses após a empresa comunicar sobre a ideia de ter um plano mais econômico para os assinantes, que fosse financiado pelos anúncios. Para que isso fosse possível, a Netflix fechou uma parceria com a Microsoft.

O novo plano estará disponível em 12 países: Brasil, Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Reino Unido. No Brasil, ele custará R$ 18,90 ao mês e será lançado no dia 3 de novembro.

De acordo com a empresa, os planos antigos não serão afetados, uma vez que o "Básico com anúncio" apenas vai complementar as opções já existentes, como o "Básico", "Padrão" e "Premium".

Durante a coletiva de imprensa, a Netflix anunciou que a média de anúncios por hora será de 4 a 5 minutos, com cada anúncio variando de 15 a 30 segundos, exibidos no início e durante os conteúdos.

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O novo plano contempla boa parte do catálogo do streaming, mas ainda existem títulos que não estarão disponíveis por conta de restrições de licenciamento. Segundo Greg Peters, diretor de operações da Netflix, a companhia está trabalhando para reduzir o número de títulos que ainda não estarão disponíveis que, segundo ele, vai de 5% a 10% do catálogo, com este número variando de país para país.

Entre as diferenças entre os planos, o plano Básico com anúncio contempla: qualidade da imagem passa de 480p para 720p; disponibilidade em vários aparelhos de TV, celulares e tablets; e possibilidade de alterar ou cancelar o plano a qualquer momento. A principal diferença é que, com o plano com anúncio, o usuário não tem a opção de fazer download de títulos.

Em relação aos anunciantes, a empresa afirmou que plano Básico permite que as empresas alcancem públicos diversos, como jovens que não possuem mais o hábito de assistir a TV, por exemplo.

Segundo a Netflix, os anunciantes contarão com recursos de direcionamento por país e gênero, como ação, drama, romance, ficção científica, fazendo com que seja possível garantir que o anúncio seja direcionado para o público-alvo da empresa.

Além disso, os anunciantes também poderão evitar que os anúncios apareçam em conteúdos que não tenham a ver com marca, como, por exemplo, em títulos que contenham nudez, cenas de sexo ou violência. Outro ponto levantado durante a coletiva e voltado para os anunciantes, é a parceria do streaming com as empresas de verificação DoubleVerify e a Integral Ad Science, que ficarão responsáveis por verificar a visibilidade e a validez do tráfego dos anúncios a partir do primeiro trimestre de 2023.

"Estamos confiantes que, com preços a partir de R$ 18,90 ao mês, a Netflix tem um preço e um plano para todos os fãs. Essa iniciativa está apenas começando, mas ficamos felizes com o interesse tanto dos consumidores quanto dos anunciantes, e estamos muito empolgados com o que vem por aí. Conforme nos aprimoramos e aprendemos com essa experiência, nossa ideia é implementá-la em mais países", afirmou Peters.