Pesquisa mostrou que o mercado segue considerando os meios digitais como os "mais eficazes" para medir ROI
A Nielsen anunciou o lançamento da sexta edição do seu 'Relatório Anual de Marketing Global', que apresenta os pontos de prioridades para os profissionais do mercado e os planos para melhorar o ROI (retorno sobre o investimento), tanto em 2024 quanto no futuro.
A pesquisa, que ouviu quase dois mil especialistas de marketing, constatou que o mercado segue considerando as redes sociais, buscas online, vídeos e displays online como os canais de marketing mais eficientes mas que, se optarem só por eles e não em uma abordagem cross-media, podem perder oportunidades de receita.
"Os especialistas de marketing gerenciam um número diversificado e crescente de canais cada um com um conjunto único de necessidades de ativação e métricas de desempenho. Nielsen Analytics Portfolio atende os profissionais de marketing onde eles estão para medir e maximizar retornos de forma precisa em um plano de marketing completo," afirmou Tina Wilson, EVP e Group GM de analytics portfolio da Nielsen.
Entre os principais pontos mostrados pelo estudo, os recortes voltados para a America Latina apontaram que o otimismo em relação aos investimentos aumentou. Segundo as informações, apesar da inflação, desaceleração nos gastos dos consumidores e da incerteza na cadeia de suprimentos, 76% dos especialistas apontaram que esperam orçamentos de publicidade maiores para o ano de 2024.
O levantamento também mostrou que os entrevistados acreditam que as táticas de marketing e KPIs não estão atualizados e 72% deles planejam priorizar o marketing de performance em relação às iniciativas de construção de marca.
Outro ponto apresentado no recorte é que, mesmo com mais de 62% de investimentos em publicidade direcionada para os canais digitais, os profissionais estão enfrentando desafios para alcançarem os resultados que desejam.
Por fim, no recorte latino, a análise revelou que 90% dos especialistas em marketing afirmam estar "extremamente" ou "muito confiantes" em suas habilidades de medição de ROI. No entanto, apenas 42% afirmam avaliar o retorno de forma holística, medindo os esforços de marketing tradicional e digital em conjunto.
"Nossa pesquisa reafirma que a mensuração eficaz requer um esforço integrado em toda a mídia para entender as métricas de marca e desempenho em curto e longo prazo", completou Tina.
A pesquisa foi criada com base nas respostas recebidas em dezembro de 2023, dadas por profissionais de marketing que gerenciam orçamentos de marketing de US$ 1 milhão ou mais, que trabalham em diversos setores e cujo tem como foco a mídia, tecnologia e estratégias de medição.