A empresa irá trabalhar com a SOS Amazônia, a Associação Onçafari e o Instituto Esporte & Educação (IEE)

A Nike, por meio da FISIA, distribuidora oficial da marca no Brasil, anunciou o seu compromisso com três organizações brasileiras, visando o combate dos efeitos negativos das mudanças climáticas, a preservação ambiental e o fomento do desenvolvimento comunitário por meio do esporte, com foco na Amazônia.

A empresa irá trabalhar com a SOS Amazônia, a Associação Onçafari e o Instituto Esporte & Educação (IEE) com o objetivo de avançar nos esforços para ajudar a proteger o planeta — e com isso — o futuro do esporte.

“Do clima extremo à má qualidade do ar, as pessoas enfrentam barreiras relacionadas ao clima para se exercitar e praticar esporte todos os dias. Por conta disso, a sustentabilidade é uma das prioridades da Nike e definimos metas baseadas na ciência para ajudar a reduzir nosso impacto ambiental e para tornar as crianças mais ativas”, comentou Bruno Teixeira, gerente sênior de Propósito da FISIA.

Ao colaborar com parceiros que atuam na preservação da fauna e das florestas, a Nike quer contribuir com os esforços locais em sustentabilidade.

A SOS Amazônia, junto da Nike, irá restaurar 200 hectares (uma área equivalente a 200 campos de futebol) por meio do plantio de 400 mil árvores até 2025.

“Além de ampliar nossa atuação na Amazônia, a parceria também nos dá a possibilidade de elevar nossa causa junto a novos públicos, nos dando a oportunidade de conscientizar mais pessoas sobre a importância de agirmos para mudar este cenário”, destacou Álisson Maranho, secretário técnico da SOS Amazônia.

Já a Associação Onçafari, criada há 10 anos com o objetivo de desenvolver o ecoturismo e preservar a biodiversidade brasileira, em parceria com a Nike, vai viabilizar iniciativas visando a proteção da onça-pintada por meio da intensificação de pesquisas e do monitoramento da espécie em 4 diferentes biomas, em especial na Amazônia, pelos próximos três anos.

“O Brasil é considerado o país-chave para a conservação da espécie por ter a maior população de onças-pintadas do planeta, mas estima-se que nos últimos 27 anos houve uma redução populacional de 30% no país e projeta-se um declínio de mais 30% em menos de três décadas. Ter as condições de fortalecer nossa atuação na Amazônia, por meio da parceria com a Nike, é fundamental para reverter essa projeção”, relatou Mario Haberfeld, fundador da Onçafari.

Para ampliar o acesso ao esporte, a Nike se uniu com o Instituto Esporte & Educação (IEE), criado em 2001, para fomentar a conexão com as comunidades amazônicas por meio de programas esportivos na cidade de Lábrea, no sul do estado do Amazonas.

Serão realizadas atividades extracurriculares em duas escolas públicas e em duas comunidades indígenas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus (FOCIMP) e do Instituto Mpumalanga. Além das atividades regulares, como aulas de esporte educacional e artes, haverá treinamentos para educadores esportivos para capacitar e fortalecer a cultura esportiva local.

"A proposta de atividades esportivas no contraturno escolar tem o objetivo de ampliar o acesso das crianças de Lábrea ao movimento organizado e pedagogicamente planejado, posicionando a cultura do movimento como importante componente escolar. A iniciativa também irá fortalecer os parceiros locais, capacitando gestores e professores, o que será fundamental para o fomento da cultura esportiva que tantos benefícios traz para a sociedade", explicou Ana Moser, fundadora do Instituto Esporte & Educação.