Levantamento da Comscore mostra o avanço do formato no país como meio estratégico para publicidades
A TV conectada (CTV) já alcança 64% da população digital no Brasil, de acordo com a terceira onda do estudo customizado da Comscore em parceria com PlutoTV, NetflixAds, Roku, TelevisaUnivision, Samsung Ads, Showheroes, SBT, PuzzledAds e Mediastream.
O levantamento ainda aponta um crescimento expressivo da CTV na América Latina, que atingiu 59% da região em 2024.
Sobre o perfil dos consumidores, mais da metade dos adultos que assistem CTV têm entre 25 e 44 anos, com uma média de 4 horas diárias de consumo. 97% dos lares com CTV possuem Smart TVs, e, no Brasil, 13% dos consumidores acessam conteúdo por meio de streaming devices, 9% utilizam set-top boxes, e 8% consoles de videogame.
A prática do 'coviewing', que consiste assistir em grupo, também se demonstrou como tendência, com 78%. Filmes e séries também lideram o ranking de preferências, assistidos por 93% e 88% dos usuários, respectivamente. Esportes aparecem com 63% de audiência e noticiários são vistos por 65% do público.
Adesão à publicidade
O engajamento de audiência, que tem impacto direto para anunciantes, também foi alvo do estudo.
Entre os usuários brasileiros, 84% afirmam já ter tomado alguma atitude após assistir a um anúncio na TV conectada, isso inclui clicks, pesquisas ou até mesmo a compra de fato.
Os formatos de publicidade mais bem recebidos incluem anúncios personalizados (56%), interativos (31%). Já as opções como anúncios de shopping e campanhas gamificadas ficaram com 21% e 17%, respectivamente.
Em destaque, 50% dos brasileiros afirmam não se incomodar com publicidade quando ela garante acesso gratuito a conteúdo de qualidade. Além disso, 58% dos entrevistados alegam se lembrar dos anúncios exibidos antes, enquanto 51% afirma se recordar das peças veiculadas durante o conteúdo.
"O impacto para anunciantes é evidente, com altos índices de engajamento e uma audiência que cada vez mais se conecta por meio de diversos dispositivos. Observamos uma mudança significativa no comportamento do consumidor, e é essencial que as marcas se adaptem a essas novas preferências para se conectar de maneira relevante com o público", afirma Ingrid Veronesi, country manager da Comscore para o Brasil.
Os lares brasileiros assinam, em média, 8,2 serviços de streaming, sendo 4,6 pagos e 3,6 gratuitos.
(Crédito: Foto de Tech Daily na Unsplash)