Marca publica carta aberta com tom irônico após suspensão de filme que parodiava campanha clássica da Parmalat

A NotCo retirou do ar sua mais recente campanha publicitária após ser notificada pelo Conar, que emitiu uma liminar determinando a suspensão imediata da peça. O filme, lançado no início de julho, fazia uma releitura do clássico comercial dos 'mamíferos' da Parmalat e mostrava adultos fantasiados de animais com barrigas inchadas após consumir leite de vaca.

Em resposta, a NotCo publicou uma carta aberta no Instagram, na qual afirma que a campanha, pensada para quem é intolerante, acabou “gerando intolerância”. A empresa reconhece que o conteúdo gerou desconforto, mas defende que causar incômodo também pode ser sinal de impacto.

“Anunciamos que tiramos a campanha do ar (uma pena). Mas tudo bem, na NotCo pensamos que, às vezes, o papel das marcas é desafiar o status quo mesmo”, diz o comunicado.

Setor lácteo defende Parmalat

Como desdobramento, entidades representativas do setor lácteo, como a Abraleite, Viva Lácteos, G100, ABIQ e ABLV, publicaram uma nota conjunta repudiando o conteúdo da campanha. No documento, classificam a ação da NotCo como "difamatória" e afirmam que ela “incita medo e desinformação”.

Segundo as entidades, a peça representa um desserviço por associar o leite a doenças gastrointestinais sem embasamento científico e por utilizar uma linguagem considerada inapropriada. A nota também destaca a importância econômica e nutricional do leite no Brasil, reforçando que ele é “alimento de alto valor biológico”, recomendado por organizações como a OMS e o Ministério da Saúde.

Além disso, os representantes do setor pedem que plataformas digitais removam os conteúdos relacionados à campanha, seguindo orientações de combate à desinformação.

A campanha da NotCo foi desenvolvida pela agência David, com produção da O2 Filmes.

Procurados pelo propmark, Conar e Parmalat ainda não se posicionaram. Assim que houver atualização, esta nota será atualizada.