Ação transforma caderno da Folha de S.Paulo em folhetim medieval para chamar atenção à falta de água tratada e coleta de esgoto no país
O Instituto Trata Brasil lança a campanha ‘Notícias do Passado’, criada pela Energy BBDO, para conscientizar sobre os impactos da falta de saneamento básico no país.
A iniciativa acompanha um estudo do Instituto que aponta que 34 milhões de brasileiros ainda não recebem água tratada regularmente e mais de 90 milhões vivem sem coleta de esgoto.
A ação transforma o caderno de Saúde da Folha de S.Paulo em uma edição de estilo medieval, com impressão rústica e linguagem de época, mas com notícias reais que evidenciam problemas persistentes por falta de infraestrutura.

“É inacreditável que, na décima economia do mundo, cerca de um em cada dois brasileiros ainda não tenha acesso ao esgoto tratado. Nosso objetivo é despertar a consciência coletiva e incentivar a sociedade a cobrar mudanças reais”, afirma Alexandre Pagano, ECD da Energy BBDO.
Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil, enfatiza que a precariedade dos serviços de saneamento segue impactando milhões de pessoas. “É triste ver que, no Brasil, sede da COP30 este ano, ainda aconteçam quase 350 mil internações e mais de 11,5 mil mortes por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado”, afirma.
Realizado em parceria com a Black Madre, responsável pela pesquisa gráfica e execução artesanal do projeto, o movimento terá desdobramentos digitais e contará com o engajamento de influenciadores e formadores de opinião.
A ação culmina durante a COP30, reforçando o tema do saneamento como pauta central de saúde pública e sustentabilidade.