Ação transforma caderno da Folha de S.Paulo em folhetim medieval para chamar atenção à falta de água tratada e coleta de esgoto no país

O Instituto Trata Brasil lança a campanha ‘Notícias do Passado’, criada pela Energy BBDO, para conscientizar sobre os impactos da falta de saneamento básico no país.

A iniciativa acompanha um estudo do Instituto que aponta que 34 milhões de brasileiros ainda não recebem água tratada regularmente e mais de 90 milhões vivem sem coleta de esgoto.

A ação transforma o caderno de Saúde da Folha de S.Paulo em uma edição de estilo medieval, com impressão rústica e linguagem de época, mas com notícias reais que evidenciam problemas persistentes por falta de infraestrutura.

Campanha ‘Notícias do Passado’, criada pela Energy BBDO | Imagem: Divulgação

“É inacreditável que, na décima economia do mundo, cerca de um em cada dois brasileiros ainda não tenha acesso ao esgoto tratado. Nosso objetivo é despertar a consciência coletiva e incentivar a sociedade a cobrar mudanças reais”, afirma Alexandre Pagano, ECD da Energy BBDO.

Luana Pretto, presidente executiva do Instituto Trata Brasil, enfatiza que a precariedade dos serviços de saneamento segue impactando milhões de pessoas. “É triste ver que, no Brasil, sede da COP30 este ano, ainda aconteçam quase 350 mil internações e mais de 11,5 mil mortes por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado”, afirma.

Realizado em parceria com a Black Madre, responsável pela pesquisa gráfica e execução artesanal do projeto, o movimento terá desdobramentos digitais e contará com o engajamento de influenciadores e formadores de opinião.

A ação culmina durante a COP30, reforçando o tema do saneamento como pauta central de saúde pública e sustentabilidade.