Banco digital teve uma alta de 195% no valor de marca, de acordo com o ranking

O Nubank foi apontado como a marca que mais cresceu no Brasil no último relatório da Brand Finance. Com alta de 195% no valor da marca, o banco digital alcançou US$ 4 bilhões e entrou pela primeira vez no top 10 do ranking geral, subindo 10 posições até o 4º lugar.

O valor de marca, segundo a consultoria, representa o benefício econômico líquido que um proprietário obteria ao licenciá-la no mercado aberto.

Além do desempenho financeiro, o banco lidera o índice de força da marca (BSI), que avalia a performance intangível das empresas frente à concorrência. A instituição atingiu 95,3 pontos em uma escala de 0 a 100.

Apesar da ascensão do Nubank, o Itaú segue no topo como a marca mais valiosa do país pelo nono ano consecutivo. O banco tem valor estimado em US$ 8,6 bilhões, com crescimento de 3% em relação ao ano anterior.

Top 10

Na edição 2025 do ‘Brand Finance Brazil 100’, o valor total das 100 marcas listadas somou US$ 79,4 bilhões, que representa um crescimento de 3% na comparação ao ano anterior.

O setor bancário continua sendo o mais representativo, respondendo por 37% do total. O Banco do Brasil aparece em segundo lugar, com US$ 5,2 bilhões, seguido por Bradesco (US$ 4,7 bilhões) e Caixa (US$ 3,7 bilhões), que teve alta de 28%. Entre as marcas não financeiras, a Petrobras lidera, com US$ 3,6 bilhões.

O top 10 se completa com Localiza (alta de 12%, para US$ 2,6 bilhões), Vale (queda de 18%, para US$ 2,5 bilhões), Vivo (alta de 26%, para US$ 2,1 bilhões) e Sadia (alta de 18%, para US$ 2,1 bilhões).

(Crédito: Brand Finance/ Divulgação)

No ranking de força de marca, a Sadia é a segunda marca mais forte do país, com BSI de 92,0, seguida pela Porto, com 90,2 pontos.

“Grandes investimentos em infraestrutura começam a abrir oportunidades de crescimento de longo prazo para marcas de tecnologia, telecomunicações e serviços públicos, preparando o cenário para novos ganhos de valor de marca no próximo ano”, explica Eduardo Chaves, diretor-geral da Brand Finance Brasil.