Executiva detalha o novo desdobramento da campanha #MudeANarrativa, que quer sensibilizar marcas a pensarem sobre narrativas inclusivas

No mês da visibilidade LGBTQIAP+, o Twitter lança mais uma etapa da campanha #MudeANarrativa, pensada pela equipe de marketing da rede social. O objetivo desse novo desdobramento é sensibilizar agências e anunciantes a pensarem sobre a responsabilidade das narrativas e imaginários criados pelo mercado, além de fomentar conversas propositivas e estratégicas.

“É importante utilizar a comunicação e a publicidade como ferramentas para normalizar experiências plurais e exercitar perspectivas que nos ajudam a progredir como sociedade”, diz Nubiha Modesto, gerente de marketing do Twitter Brasil. “Esse exercício não pode se limitar a cadeiras ou departamentos específicos, como o RH ou a área de Inclusão & Diversidade”, completa.

A executiva também comenta alguns dados de um levantamento realizado pelo Twitter no Brasil, que mostrou que 85% das pessoas no Twitter dizem ser necessária a inclusão de pessoas LGBTQIAP+, com representatividade genuína na publicidade e comunicação.

"A estratégia principal é entender que uma comunidade e sociedade plural exige uma comunicação que a represente de forma genuína", garante

Campanha
Com a iniciativa #MudeANarrativa queremos sensibilizar e incentivar agências e marcas a refletirem sobre a responsabilidade das narrativas e imaginários criados pelo mercado publicitário e, a partir disso, promover conversas propositivas e ações para manter a conversa em pauta o ano inteiro e não somente em datas únicas, como o Mês do Orgulho, por exemplo. É importante utilizar a comunicação e a publicidade como ferramentas para normalizar experiências plurais e exercitar perspectivas que nos ajudam a progredir como sociedade.  

Esse exercício não pode se limitar a cadeiras ou departamentos específicos, como o RH ou a área de Inclusão & Diversidade. Estamos profundamente imersos nas conversas e mudanças culturais movimentadas pelas comunidades que estão na plataforma, principalmente pessoas pretas e LGBTQIAP+. Esta característica única nos fortalece e faz com que tenhamos propriedade para levar esses temas aos nossos parceiros, ajudando-os a acompanhar o pulso da sociedade e, assim, provocar essas mudanças fundamentais.

Ações
A campanha tem ações diversas que se estendem até o final de 2022. Iniciamos a discussão sobre "ir além do Mês da Consciência Negra", em novembro de 2021, com um vídeo convidando o mercado a pensar sobre a importância das vozes negras dentro e fora da tela durante todo o ano. Realizamos uma série de ações que envolvem artigos em nosso blog, como a explicação sobre o que é marketing inclusivo e a importância de pensar o dia da mulher sob outras perspectivas, além de Espaços, conversas ao vivo e conteúdos trazidos no perfil do @TwitterMktgBR no Twitter, que também reverberamos no LinkedIn.

LGBTQIAP+ e as marcas
Apesar das discussões sobre diversidade e representatividade terem aumentado, temos o compromisso de continuar sensibilizando e influenciando aqueles que estão ao nosso redor a atuar com senso de urgência e responsabilidade sobre os progressos que ainda precisam ser feitos. Uma mudança importante está em tratar o assunto além dos meses de visibilidade - que possuem uma importância inegável -, e passarem a pensar em estratégias de comunicação que elevam vozes plurais cotidianamente, na frente e atrás das câmeras, sem precisar de uma data especial. Nas conversas no Twitter no Brasil, nota-se um crescimento de 13% sobre Pink Money em junho de 2021 comparado com o ano anterior. Mais do que isso, as pessoas querem se conectar verdadeiramente com suas comunidades - 67% seguem líderes ou influenciadores de pensamento da comunidade a qual pertence - e dizem ser necessária a inclusão de pessoas LGBTQIAP+ com representatividade genuína na publicidade e comunicação (85%). Ou seja, uma comunicação transparente sobre diversidade e representatividade genuína é essencial, mas não é suficiente: é preciso ter coerência. Agir além da comunicação é fundamental.

Histórias e pessoas reais
Cada marca tem o seu tom e a sua maneira de se comunicar com as pessoas, mas, sem dúvida, usar histórias reais é uma forma eficiente de se conectar profundamente com o público. Mais do que nunca, as marcas precisam fazer parte da cultura para criar e participar de histórias que as pessoas queiram assistir e compartilhar, promovendo uma comunicação mais direta, autêntica e uma relação horizontal com os consumidores.

Um levantamento do Twitter no Brasil mostrou que 68% das pessoas acreditam que a forma mais interessante para marcas discutirem inclusão e representatividade de gênero é apresentando histórias e pessoas reais. A importância de um tom de voz informativo foi mencionada por 56%, seguido por um tom de voz inspirado (52%) e positivo (51%). Além disso, a conexão com as comunidades a que se identificam, seja por meio de notícias ou participando de conversas, torna-se fundamental no Twitter e traz mais proximidade entre as pessoas.

Inclusão no mercado
A estratégia principal é entender que uma comunidade e sociedade plural exige uma comunicação que a represente de forma genuína. Para que isso aconteça, é fundamental entender que profissionais com experiências, vivências e origens diversas precisam estar em todos os lugares. É importante ousar, sair da visão autocentrada, geralmente sudestina-branca-hétero-masculina, e passar a enxergar a heterogeneidade que nos enriquece. Para isso, queremos compartilhar com nossos parceiros e clientes a importância e o valor de ampliar as vozes que ainda não estão no centro e de possibilitar suas expressões, além de ajudá-los a perceber que a pluralidade de olhares nos permite entender melhor o mundo. Essa diversidade intrínseca à nossa cultura possibilita criar iniciativas que geram uma conexão verdadeira com as pessoas e influenciam positivamente a sociedade. Esse é o pontapé de qualquer estratégia. Estamos empenhados em trabalhar em conjunto para impulsionar e ajudar nossos parceiros e clientes a se conectarem melhor com diversas comunidades, enquanto priorizamos criadores e produtores de conteúdo que refletem a diversidade da sociedade em que vivemos. A campanha #MudeANarrativa é justamente para isso. Queremos aproveitar o poder da publicidade e propaganda para construir um futuro mais justo e com narrativas plurais e legítimas.