Em conversas corriqueiras pelos corredores ou em grandes reuniões no Omelete, usamos diversas vezes a expressão: nunca foi tão bom ser nerd. A cada ano, comemorar o dia 25 de maio está mais pop. O Dia do Orgulho Nerd ou Dia da Toalha, que surgiu em referência à estreia de Star Wars Ep IV: Uma Nova Esperança, em 1977, e após o falecimento de Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, em 2001, é mainstream.

Isso porque nunca o cinema mundial foi tomado de tantas adaptações de quadrinhos para as telonas. A onda de super-heróis se multiplica ano após ano no calendário de estreia das principais distribuidoras, e heróis que antes eram conhecidos apenas pelo público aficionado por HQs, como Homem-Formiga, Pantera Negra e Capitã Marvel, dão um pulo gigantesco e ganham filmes solos como se estivessem sempre por aqui.

Além disso, a onda do On Demand prova que o consumidor de cultura pop está ávido por novidades na ponta do dedo. Telecine, SKY, Amazon Prime, Now… todos esses serviços estão na corrida pelo consumo de entretenimento. A Netflix, que está no país há apenas cinco anos, já gera mais receita do que o SBT, e estima-se que sejam 6 milhões de assinantes no país. Recentemente, fizemos uma pesquisa em parceria com o IBOPE Conecta e descobrimos que 15% das pessoas já preferem ver filmes por meio de streaming, apesar do cinema ainda liderar as respostas com 62% dos 26 mil respondentes.

Além desses pilares mais consolidados, o videogame também já é pop. O estigma do nerd de óculos fundo de garrafa atrás do Atari foi superado e dá lugar a consoles de última geração, como o Playstation 4, que já vendeu mais de 60 milhões de unidades no varejo, e de clássicos sendo relançados, como o Mega Drive.

Em apenas três anos, a Comic Con Experience já provou para o mundo que o público brasileiro é um dos mais geeks. 196 mil pessoas passaram pela última edição e tornaram o evento brasileiro o maior do mundo nesse formato. Ouvimos James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia, falar que é sua comic con favorita de todos os tempos, Frank Miller pedir para voltar ao país e Evangeline Lilly dizer que o público brasileiro é o melhor. Nunca foi tão bom ser nerd. No Brasil e no mundo.

Marcelo Forlani é Diretor de Marketing e sócio-fundador do Omelete Group