Iniciativa sustentável, idealizada pela LePub São Paulo, oferece produtos em troca de embalagens vazias de cosméticos

No Mês Mundial da Reciclagem, O Boticário inaugura sua primeira loja-conceito que aceita apenas embalagens recicláveis de cosméticos como forma de pagamento. Intitulada de BotiRecicla Store, a iniciativa foi idealizada pela LePub São Paulo, com foco em sustentabilidade refletido tanto na arquitetura do espaço quanto na curadoria dos produtos disponíveis.

Entre os dias 23 e 25 de maio, a loja, localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, receberá consumidores interessados em trocar embalagens vazias, de qualquer marca, por itens como uma prancha de surfe do medalhista olímpico Gabriel Medina ou um fone de ouvido do DJ e produtor musical Alok.

A ação foi anunciada por meio de um teaser de uma flagship da marca envelopada com a mensagem: “Não estamos fechando. Estamos reciclando. Aguardem”. Em seguida, foi lançado nas redes sociais o primeiro filme da campanha. O vídeo apresenta uma pirâmide cenográfica formada por embalagens de cosméticos vazias. Ao final, revela-se a quantidade necessária de embalagens para ‘comprar’ a prancha do Medina, além de um convite para visitar a loja.

Assinada pelo arquiteto e designer Guto Requena, a BotiRecicla Store foi projetada para ser totalmente sustentável, com todos os materiais utilizados sendo reaproveitados posteriormente em outras iniciativas ligadas à causa ambiental.

“Criar a primeira loja do mundo onde embalagens pós-consumo vazias de cosméticos viram forma de pagamento é uma forma inovadora e simbólica de mostrar o valor de reciclar seu resíduo, deixando o assunto atrativo, e trazendo sustentabilidade de forma tangível, desejável e criativa”, comenta Felipe Cury, copresidente e CCO da LePub São Paulo.