Karen Paek, VP de marketing do Rakuten Viki, está na Conexão Ásia desta semana

Se antes as novelas brasileiras ultrapassavam barreiras culturais e conquistavam a Ásia, agora é o entretenimento asiático que ganha popularidade e força entre o público brasileiro. Com quase 11 milhões de usuários registrados no país – de um total de cerca de 100 milhões no mundo –, a plataforma de streaming Rakuten Viki tem o Brasil como um de seus três maiores mercados. Nesta entrevista, a vice-presidente de marketing da empresa, Karen Paek, detalha como a alta interação e as particularidades dos fãs brasileiros tornam o país uma prioridade em suas estratégias.

Vocês afirmam ter quase 100 milhões de usuários registrados em mais de 250 países. Qual a posição do Brasil nesse ranking e quais são as expectativas de expansão e inovação para os próximos anos?

Com quase 11 milhões de usuários registrados, o Brasil está no top 3 e é um dos nossos maiores mercados, sendo prioridade para nós, já que tornar a plataforma mais conhecida pelo público potencial no Brasil é valioso.

Nos últimos anos, começamos a intensificar os esforços de marketing no país, iniciando com nossas operações de comunicação e mídias sociais regionais, lançando nossas contas locais no Instagram e no TikTok para alcançar mais usuários e interagir com os fãs. Também estamos focados em garantir conteúdo de alta qualidade, acessível em português, e continuaremos a explorar maneiras de expandir a plataforma para outras audiências, avaliando as possibilidades, por exemplo, de participar de eventos locais para nos conectarmos ainda mais com nossos usuários no país. Também estamos disponibilizando conteúdo com os talentos e atores de nossas séries, que falam diretamente com o público brasileiro, em redes sociais e entrevistas para a imprensa, o que não era muito acessível e comum antes, para que os fãs possam estar mais próximos de seus atores asiáticos favoritos.

Ao que atribuem o crescimento do interesse do público brasileiro por séries e filmes asiáticos?

O público brasileiro está entre os mais engajados quando se trata de streaming. Há uma clara preferência por dramas que têm estrutura e narrativa emocional semelhantes às das “novelas”, o que torna gêneros como romance e melodrama especialmente populares. O que diferencia os fãs brasileiros é que eles não se limitam a assistir ao conteúdo: eles participam ativamente de discussões online, criam páginas de fãs e interagem com criadores e plataformas nas redes sociais. A paixão dos fãs brasileiros se reflete na rapidez com que adotam novas tendências e contribuem para a popularidade das séries. Esse alto nível de interação faz do Brasil um público-alvo fundamental, não apenas em termos de audiência, mas também de promoção orgânica, ajudando o conteúdo a alcançar ainda mais pessoas.

Karen Paek, VP de marketing do Rakuten Viki | Imagem: Divulgação

Como se comporta e como o Viki tem se adaptado para atender ao perfil do fã brasileiro?

Já que o Brasil é uma das prioridades do Viki, a satisfação dos fãs e usuários brasileiros em relação ao nosso catálogo de conteúdo é crucial. Prova disso é a ampla oferta de séries, filmes, reality shows e outros conteúdos que disponibilizamos na plataforma nessa região, que tem uma forte aderência e paixão pelos personagens e pelas histórias asiáticas. O interesse dos brasileiros pelas séries e músicas asiáticas tem crescido a cada ano, e, no geral, reparamos que a nossa audiência busca os programas mais comentados e em alta, especialmente quando se trata da geração Z e dos millennials. O entretenimento asiático tem fãs de todas as idades e eles são especialmente engajados no Brasil, atraídos por histórias novas e únicas, relacionadas às suas vidas cotidianas. Assim, temos nos adaptado de forma a oferecer e focar esforços em garantir que atendemos nossos consumidores e fãs no Brasil de forma significativa, tanto para os que já conhecem a plataforma quanto para os que ainda se tornarão futuros amantes do conteúdo asiático.

Qual a preferência dos espectadores pelo consumo do conteúdo em dispositivos (TV, celular etc.)?

Observamos que o consumo de conteúdo hoje é guiado pela conveniência. O celular continua sendo o dispositivo mais popular, pelo qual vemos que os usuários brasileiros preferencialmente optam por consumir os conteúdos (71%), seguido por televisão (18%) e online (11%). Achamos que as redes sociais e o forte uso dos celulares  influenciam diretamente esse comportamento, já que a facilidade de poder assistir quando e onde quiser é algo que os usuários do Viki valorizam.

Qual a estratégia de marketing do Viki para atrair o público em cada um desses segmentos?

Temos buscado cada vez mais maneiras de expandir nosso conteúdo e o conhecimento do entretenimento asiático, e investimos nossos esforços para que isso chegue ao público da forma mais fácil, assertiva e acessível possível. Assim, estamos presentes ativamente nas redes sociais para atingir os usuários que estão conectados via celular, como também em CTVs, adentrando também seus lares, com a comodidade de unir a família em frente ao televisor.

Podemos citar outro exemplo de estratégia de marketing que faz parte do Viki desde 2023, quando criamos o Dia Internacional do K-Drama, uma data para celebrar a crescente popularidade e reunir o fandom do entretenimento coreano em todo o mundo. Para isso, uma das ações que fazemos é disponibilizar séries gratuitamente, além de oferecer brindes e promoções que foram pensados para atender aos fãs, com parcerias com marcas e empresas que já são conhecidas entre eles. Neste ano, tivemos a primeira campanha publicitária do K-Drama Day com os atores Will Poulter (‘O urso’, ‘Guardiões da galáxia’) e Victoria Justice (‘Zoey 101’, ‘Victorious’), que estreou em plataformas digitais e CTV, lançada como parte da estratégia multifacetada para a data.

Leia a íntegra da reportagem na edição impressa de 10 de novembro.