Comemorações do centenário incluem campanha idealizada pela Asia, documentário no Globoplay e exposição na Casa Roberto Marinho

Nesta terça-feira (29), O Globo completa 100 anos de atuação no jornalismo brasileiro. Em comemoração à data, no domingo (27), o veículo circulou a maior edição impressa de sua história, com 14 cadernos especiais e mais de 500 páginas.

Cada caderno temático traz 24 páginas dedicadas a áreas como política, economia, saúde, comportamento, meio ambiente, urbanismo, educação, cultura, inovação, tecnologia e alimentação. A proposta editorial é resgatar um século de cobertura jornalística e discutir o papel da imprensa em um futuro de mudanças aceleradas.

(Divulgação)

Ano do centenário

A celebração do centenário vem sendo marcada por uma série de iniciativas desde o início do ano. Em julho, o Globoplay lançou ‘O Século do Globo’, série documental criada e apresentada por Pedro Bial, que narra a trajetória do jornal ao longo das décadas. Dois livros especiais também foram publicados, ‘Um século de histórias’ e ‘Um século em cem crônicas’, reunindo textos de colunistas e cronistas do jornal.

A campanha institucional dos 100 anos, desenvolvida pela agência Asia, adota o conceito ‘100 anos de história. Ano 1 de futuro’ e traz filmes que ressaltam a presença do jornal em marcos globais, como o falecimento de Ayrton Senna e a conquista do primeiro Oscar brasileiro com o longa ‘Ainda Estou Aqui’, retratados por meio de capas históricas.

Eventos com setores estratégicos do mercado também fazem parte da comemoração. Em maio, durante um encontro com o mercado publicitário, a diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, Manzar Feres, destacou a relevância das parcerias institucionais.

“Em um mundo em transformação constante, onde a tecnologia muda a forma, mas não o porquê das mensagens, essa parceria ganha ainda mais valor. Porque o que fazemos juntos vai muito além de mídia: é construção de marca, de cultura, de futuro”, afirmou.

Outros destaques incluem uma exposição sobre os 100 anos do jornal e da história do Brasil montada na Casa Roberto Marinho. Além da edição especial do Prêmio Faz Diferença, realizada no Teatro do Copacabana Palace, e a apresentação do Projeto Aquarius, que traduziu a história do Globo em uma narrativa musical com artistas como Iza, Martinho da Vila, Chico César e Roberta Miranda.

A revista Ela, suplemento feminino do jornal, também ganha uma edição comemorativa com capa especial estrelada por Marisa Monte.

(Crédito da foto: Divulgação)