'Vacina Anti-Fake News' foi desenvolvida pela BETC Havas
Ação de combate à desinformação ajudará a proteger a população e diversos veículos de imprensa on-line; ‘antídoto’ denuncia a fraude no momento em que a notícia falsa é criada
A fim de combater as fake news, o jornal O Globo apresenta a 'Vacina Anti-Fake News'. Criada pela BETC Havas, a ação quer contribuir no combate à desinformação, que põe em risco o funcionamento e a saúde do país.
Muitas fake news podem ser produzidas a partir da manipulação e da falsificação dos sites dos veículos de imprensa. Os falsários editam os códigos-fonte (textos e comandos que podem ser lidos e decodificados pelas máquinas) dos sites, alterando a notícia real para transformá-la numa mentira. Este tipo de notícia falsa pode ser fabricada facilmente com dois cliques, por qualquer pessoa.
Porém, com a Vacina Anti-Fake News, no momento em que alguém tentar modificar a notícia, uma marca d’água aparecerá em toda a página com a mensagem ‘Alerta de Fake News. Essa notícia pode ter sido manipulada. Não compartilhe’.
Todo esse texto marcará o pano de fundo da informação inverídica — portanto, se ainda assim a notícia for compartilhada, quem recebê-la verá que se trata de uma mensagem manipulada.
Segundo o veículo, a ‘vacina’ pode ser inserida no código-fonte de qualquer meio de comunicação on-line. Por isso, a partir de agora, leitores d'O Globo e de outros portais de notícias da Editora Globo terão segurança em saber que esses veículos estão protegidos contra manipulações nos títulos de suas matérias.