Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai Brasil, explica a estratégia da marca em investir em reality shows no Brasil

Concorrente direto do TikTok, o Kwai está com uma estratégia cirúrgica na TV brasileira para criar awareness do aplicativo de vídeos curtos como patrocinador de dois dos principais reality shows do momento, ao mesmo tempo: ‘A Fazenda 16’ e ‘Estrela da Casa’.

Além disso, investe em reality proprietário, com a criação do ‘Kwai Chef’, uma competição culinária que convida criadores de conteúdo, famosos e anônimos, a compartilharem no app suas melhores receitas.

“Desde que chegou ao Brasil, em 2019, o Kwai investe em conteúdo regional e quer estar próximo do que o brasileiro mais gosta, como os realities”, explica Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai Brasil.

O objetivo é ser uma ferramenta para amplificar as conversas, a interação e as experiências em torno dos programas. O app também foi patrocinador do ‘BBB 24’ e teve destaque com o reality.

Por que o Kwai decidiu investir em reality shows?
Reality shows no Brasil representam um formato que desperta muita paixão e mobiliza comunidades, e nós percebemos que existe uma necessidade por parte do público de participar e interagir com o conteúdo, uma vez que os recursos disponibilizados até então para essa audiência, normalmente resumidos à votação, não eram suficientes. Intensificamos nosso olhar para essa questão e pensamos em aumentar as oportunidades de engajamento, dando mais fala, voz e permitindo mais aproximação do usuário com o produto. Somente uma plataforma social como o Kwai, com os recursos que ela tem, seria capaz de prover essa experiência contínua entre o conteúdo e os participantes para dar autonomia e oportunidades, voz e engajamento para essa comunidade. A partir disso, começa nossa história com os realities, cujo pontapé inicial foi com o reality show esportivo ‘Microfone aberto’, em 2021, programa que criamos em parceria com a Band, que escolheu um repórter para o programa ‘Jogo aberto’ – e teve uma segunda edição em 2023.

Como é essa estratégia?
Uma das nossas grandes preocupações desde o início da operação no Brasil sempre foi engajar as comunidades que estão no app. Estamos sempre com o olhar de fomento à indústria do audiovisual, buscando dar luz a novos talentos, proporcionando oportunidades de visibilidade para o usuário. Isso não se restringe aos formatos de reality, mas a todas as iniciativas nas quais investimos. Dessa forma, vimos que, como os reality shows se tornaram temas de conversas que não apenas entretêm, mas também mobilizam a sociedade, poderíamos ser uma ferramenta muito útil para amplificar as conversas, a interação e as experiências em torno desses programas, oferecendo conteúdo complementar às mídias tradicionais, mobilizando e aproximando os participantes dos usuários.

Por que colocar a plataforma nos principais reality shows do momento?
O Kwai pretende oferecer entretenimento durante o ano inteiro, e nós sempre estamos de olho nos projetos e programas que fazem parte da cultura brasileira. Queremos estar junto aos melhores e, no caso dos realities, buscamos os programas do gênero que mais mobilizam o país, então as oportunidades nos levaram a fazer parte desses três grandes projetos, que estão ocorrendo ao mesmo tempo: ‘Estrela da Casa’, na Globo, ‘A Fazenda 16’, na Record, e ‘Kwai Chef’, nossa batalha culinária proprietária. Estamos sempre mapeando o que há de mais relevante no calendário de entretenimento nacional e queremos estar presentes nessas conversas.

Quais são as ativações da marca no ‘Estrela da Casa’  e em  ‘A Fazenda’?
O Kwai é o app de vídeos curtos oficial tanto do ‘Estrela da Casa’ quanto de ‘A Fazenda 16’.

Leia a entrevista completa na edição do propmark de 30 de setembro de 2024