Ana Gabriela Lopes, CMO do iFood, disse ao propmark que este cenário exige uma abordagem dinâmica
“Como líder de marketing, meu desafio central é garantir a consistência da marca em meio a um ambiente em rápida evolução, repleto de novas tecnologias e tendências”.
CMO do iFood, Ana Gabriela Lopes afirma que este cenário exige uma abordagem dinâmica, “na qual somos favorecidos pela nossa cultura que prevê experimentar, testar novas ideias e aprender com os erros, sem comprometer a essência da marca”.
Segundo a executiva, no iFood, a tarefa é amplificada pela posição de destaque no Brasil e alta complexidade do ecossistema, que é composto por clientes, parceiros de negócios e entregadores.
“Isso requer decisões criteriosas sobre quais inovações adotar e quais riscos assumir, sempre com o objetivo de fortalecer a posição da marca. Assim, o maior desafio é navegar em um mundo de constantes mudanças, mantendo a marca relevante, forte e eficiente, enquanto aproveitamos as oportunidades de inovação para crescer de maneira sustentável”, diz ela.
Talentos e diversidade
Reter talentos e promover diversidade são desafios contínuos devido à natureza dinâmica do mercado de trabalho. No iFood, acreditamos que a força da cultura da marca vem atraindo novos profissionais para a organização, ao mesmo tempo tem sido essencial para reter os talentos atuais. A a idade é valorizada como um dos muitos aspectos que trazem diversidade ao nosso time. Cultivamos uma cultura de respeito e inclusão, onde a experiência e a energia jovem se complementam.
Inteligência artificial
O iFood é uma empresa de tecnologia e se tornou um exemplo de uso de inteligência artificial, quando incorporou a tecnologia em seus processos em 2018. Hoje são mais de 150 modelos proprietários de IA, processando 800.000 horas de machine learning mensalmente para manter o funcionamento de todo ecossistema. Nossa cultura de inovação inclui treinamentos e incentivo ao uso de ferramentas de IA, que hoje estão disponíveis para 100% dos colaboradores. No marketing, a IA tem ajudado a otimizar o tempo e munindo nossa estratégia de marketing com dados e insights, tornando nossas campanhas mais personalizadas e eficientes.
Leia a matéria completa na edição do propmark de 9 de dezembro de 2024