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A pandemia da Covid-19 paralisou os negócios em geral, provocando demissões em massa e o fechamento de empresas. Passados mais de 100 dias desde o início da quarentena e com a reabertura gradual do comércio, shoppings, bares e restaurantes, começamos a vislumbrar uma luz no fim do túnel. Claro que estamos longe de voltar a ter a vida normal que conhecíamos antes do surto do coronavírus, mas é um alento testemunhar a movimentação do mercado novamente – com todos os cuidados necessários e responsabilidade que cada um deve ter (como o uso de máscaras) para evitar uma segunda onda de contaminação.

Na publicidade, há vários casos de abertura de novas agências e novos negócios pipocando no Brasil durante a quarentena. Um dos exemplos é a Made Rio, que tem como sócios brasileiros os criativos Álvaro Rodrigues, como CEO, e Luís Claudio Salvestroni, no cargo de head of content & advertising. Quatro vezes eleita pelo El Circulo Creativo do México a melhor agência independente do país, a Made foi fundada por Cristian Rocha e Yosu Arangüena, que terão participação minoritária na unidade brasileira.

Outro caso é a agência de live marketing Co.mpany, também recém-lançada no mercado pelos sócios Waguere Vitorino, Luciano Pinto e Claudia Nogueira. A proposta é baseada no conceito de hub de comunicação, “com estrutura leve, mais envolvida que um freelancer e mais ágil que uma agência”. Um sinal que mostra movimentação no mercado publicitário é a dança das contas, além das contratações divulgadas pelas agências. É fato que houve demissões também, mas, ao que tudo indica, as contratações não estão mais totalmente congeladas.

A assinatura do protocolo criado pela Abap, Cenp e Sinapro-SP para a retomada das atividades nas áreas físicas das agências de publicidade em São Paulo é um passo importante. O documento assinado pela Prefeitura traz uma série de recomendações a serem seguidas pelas empresas. Certamente, ainda vai levar um tempo para as agências voltarem aos escritórios, algumas devem retornar antes, outras depois.

Independentemente do novo modelo que vai surgir, vale lembrar que nem todas as pessoas desejam trabalhar remotamente – há ainda quem valoriza a convivência com seus pares ou não tem condições de manter uma estrutura de home office por muito tempo em casa.

Um dos setores mais atingidos pela pandemia, o live marketing também se prepara para a retomada. Nesta terça-feira (14), a Ampro (Associação de Marketing Promocional) realizará o evento híbrido Live Marketing Pronto para Retomada, com a presença física de palestrantes de marcas como Coca-Cola, Globo, Nestlé, Whirlpool e Diageo, com o acompanhamento da audiência online. A partir de 27 de julho, estarão liberados os eventos culturais e corporativos com público sentado.

Outro exemplo? A campanha #JuntosPeloCinema, fruto da colaboração de mais de 200 profissionais entre exibidores, distribuidores, produtores, criativos e parceiros da indústria. Na primeira fase do movimento, mais de 300 veículos de mídia devem divulgar um vídeo que reforça os laços do público com o cinema. O material foi concebido pela produtora La Unión. A meta também é preparar a retomada do setor. O risco de contaminação ainda existe, é alto e real, mas aos poucos os diferentes segmentos da economia vão retornando às suas atividades. Todos precisam estar preparados.