João Branco, do McDonald's, Bianca Iaconelli, do iFood, e Ane Lopes, da Claro, são alguns dos executivos que falaram sobre os ensinamentos de comunicação da cantora top 1 do Spotify Global

Sucesso de público, audiência e crítica, Anitta se transformou em um fenômeno mundial. Batendo recordes atrás de recordes com o hit 'Envolver', ela chegou ao posto número 1 do Spotify Global na semana passada, e se tornou a primeira artista brasileira e latinoamericana -- de carreira solo -- a liderar o ranking.

Além do talento, Anitta é uma das artistas que melhor saber usar as ferramentas de marketing – e quem diz isso são profissionais das principais companhias do Brasil. CMO do McDonald's, João Branco, por exemplo, disse que a cantora faz um 'marketing prático'.

"Eu acabei dizendo que eu, João, aprendo mais marketing com a Anitta do que com o Philip Kotler. Não é porque aprendo pouco com o Kotler, eu valorizo muito os ensinamentos da teoria, os clássicos, mas é porque vendo-a fazer algo prático, novo, diferente e que tem resultados muito bons, isso me ensina ainda mais".  

Leia abaixo os que os executivos de marketing disseram sobre Anitta:

"Eu vejo que a estratégia dela marqueteira é muito interessante: primeiro por falar diretamente com o público que ela quer. No momento em que ela quis falar com o público brasileiro, ela falou de um jeito específico. Quando ela quis expandir internacionalmente, ela claramente vai fazendo a mesma coisa para os outros públicos. Outra coisa muito interessante é o dinamismo das conversas, que é um exemplo que eu sempre uso. Ela não se prepara para lançar um grande álbum por ano, e faz de tudo para dar certo e sair com perfeição e sem correr riscos porque é o seu maior investimento do ano. Ela lança uma música quase que por semana, da última vez que eu vi era quase que uma a cada 10 dias. Isso me ensina muito sobre a importância de a gente estar sempre lançando algum argumento novo, uma novidade para o nosso cliente e, com isso, a gente tem mais chances de fazer golaços" João Branco, CMO do McDonald's
"A Claro sempre busca perfis de porta vozes que tenham aderência com o público, com o momento da Marca e a mensagem que precisamos comunicar. Para o nosso Prezão, por exemplo, a Anitta está com a Claro desde 2017, pois é uma artista que conversa de forma democrática com vários públicos, em especial com os jovens, além de estar sempre em busca de inovação, assim como a Claro. Ao longo dos anos, pudemos acompanhar a evolução da Anitta como artista, como profissional de negócios, na representatividade feminina e do nosso país para o mundo, com o foco e dedicação que ela demonstra em cada novo movimento" Ane Lopes, diretora de comunicação e marca da Claro
"Anitta inverte o ponto de vista comum sobre o público quando mostra que muitos dos seus passos não são estratégicos somente pelo alto poder de consumo, mas também porque são o que seu consumidor precisa enquanto indivíduo. Colocar temas como sociedade no mesmo patamar de discussão da música, usando os mesmos canais e agilidade peculiar, naturaliza e dá capilaridade ao discurso. Essa é uma uma ótica de marketing que exige muita sensibilidade dos profissionais envolvidos. Uma habilidade bastante humanizada" Bianca Iaconelli, coordenadora de comunicação no iFood
“A Anitta é um dos melhores exemplos de criatividade e posicionamento de marketing que existe hoje no Brasil. Ela sabe usar, como ninguém, a mídia espontânea, ela é o veículo e, ao mesmo tempo, a mensagem. Anitta tem a capacidade de estar na mídia o tempo todo. Por exemplo, na pandemia, quando começou a estourar os games, Anitta foi lá e passou a falar de games também. Então, onde tem audiência que pode ser conquistada, ela está lá – e ela vai muito rápido. Anitta tem uma habilidade muito grande para entender o consumidor” Filipe Botton, head de marca e comunicação da Petlove&Co
"Anitta vai além de uma celebridade comum com sua coragem, pensamento estratégico e com um profundo conhecimento de negócios, do comportamento do público e do que realmente vende nos mercados que ela tem explorado tão bem. São competências fundamentais para ela chegar onde está hoje. Ela sabe usar todas as mídias sociais impecavelmente, com carisma e muita relevância, e isso faz com que o seu poder de influência abra portas mundo afora de forma autêntica e próxima dos fãs. Ela ensina para todos nós do mercado como se posicionar sobre assuntos importantes, além de desafiar o óbvio e sair do convencional. Um case de sucesso de uma menina que saiu de Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, e hoje vem ganhando o mundo com toda a sua determinação e trabalhando muito bem assets importantes do marketing, como visibilidade, engajamento, reputação e presença digital” Renata Lamarco, diretora de marketing da Bloomin’ Brands, grupo detentor da marca Outback Steakhouse no Brasil
“Anitta consegue hoje mostrar o quanto uma personalidade carregada de autenticidade e afirmação pode ser uma ferramenta poderosa para levar mensagens importantes à inúmeros perfis de audiência. Ela desconstrói standards das planificações da indústria de Comunicação, que sempre foram pautados por do’s e dont’s bastante limitadores nas suas formas e discursos. Ao mesmo tempo ela escancara que verdade e transparência são imprescindíveis hoje na construção das mensagens das marcas” Alexandre Grilo, gerente de comunicação da The Lycra Company
"Acredito que o primeiro aprendizado é não ter medo de correr risco. Logo quando a Anitta decidiu lançar a carreira internacional, ela ouviu diversas opiniões divergentes e negativas sobre o sonho, além de também correr o risco de perder a base de fãs brasileiros, que conquistou depois de anos de muito trabalho. Mas isso só mostrou o quanto o planejamento, estratégia e resistência da cantora foi, e ainda é, incrível. Já o segundo aprendizado é o poder das parcerias, visto que na história de carreira dela, o principal passo foi as colaborações que fez com outros artistas, onde rendeu diversos hits internacionais com os grandes nomes do mundo musical." Thais Luciani, head de marketing e growth da Singu