Pesquisa da MField apontou dados como itens de desejo, formas de pagamentos e quanto o público pretende gastar na data

Com o Natal se aproximando, a MField apresentou uma pesquisa que aponta para as tendências que devem moldar a data festiva deste ano no Brasil.

O levantamento teve uma aderência de mais de 1.700 participantes, com predominância do sexo feminino, equivalendo a mais da metade dos respondentes. Paralelo a isso, a faixa etária que dominou a pesquisa ficou entre 25 e 35 anos e, em sua maioria, residindo na região sudeste do país, sendo um total de 49,18%.

“O nosso objetivo com a pesquisa é principalmente mostrar como os formatos tradicionais de impulsionamento de vendas estão se transformando. Os influenciadores assumiram um papel importante durante as datas sazonais, e as marcas estão cada vez mais não só na propriedade desses nomes, como também em formatos fora do tradicional”, afirmou Flávio Santos, CEO da MField.

Segundo a análise, ainda que mais de 39% tenham relatado que estão em uma situação financeira apertada, os dados apontaram que mais de 74% dos entrevistados pretendem investir em presentes durante a data.

Entre os resultados mais curiosos levantados pela MField, está o de quem receberá os presentes mais caros em 2023, e também os que mais serão agraciados com mimos.

De acordo com a pesquisa, as mães lideram as respostas de 28,3% do total quanto a valores, acompanhado dos cônjuges com 18%. Já quanto aos membros da família que mais serão presenteados, as mães seguem em primeiro lugar (51%), seguida dos pais (32,1%) e irmãos (31,1%).

O estudo constatou ainda, que os presentes também serão direcionados aos:

● Namorados (as)/Noivo (a) - 26,7%
● Marido/Esposa - 23,4%
● Filhos - 18,2%
● Amigos - 18%
● Sobrinhos - 17,5%
● Sogro(a) - 8,6%
● Afilhados - 8,1%
● Avós - 7,8%
● Não definido - 6,2%
● Tios/Primos - 5%
● Padrinhos/Madrinhas - 2%
● Professor - 1,5%

Além disso, enquanto 52% dos entrevistados começam a pesquisar presentes um mês antes, 21,8% afirmaram que deixaram para a última hora.

O levantamento também apontou para as preferências dos consumidores na hora da compra. Além de dos descontos, que representam as respostas de mais de 90% dos participantes, estão os relacionados principalmente a confiança na marca/loja (54,2%), frete grátis (38,3%), prazo de entrega (31,5%), variedade de produtos (20,3%), flexibilidade de pagamento (18,6%) e facilidade de devolução ou troca (10,2%).

E ainda que os consumidores se mostrem contidos quanto ao valor que será gasto este ano, a média de investimento está entre:

● Entre R$ 51 e R$ 100 - 29,7%
● Entre R$ 101 e R$ 200 - 20,6%
● Até R$ 50 - 14,7%
● Sem valores definidos - 11,5%
● Entre R$ 201 e R$ 400 - 7,3%
● Mais de R$ 401 - 5,4%

Já as formas de pagamento mais utilizadas serão o cartão de crédito (71,6%), Pix (54,5%), cartão de débito (37%) e dinheiro (17,8%).

Na lista de presentes, a pesquisa mostrou que existe uma preferência por moda e acessórios, representando 42,1% das escolhas, que é seguido por cosméticos 27,5%, calçados com 26,1% e brinquedos representando 25,6%. Entre as demais escolhas se destacam também os eletrônicos (18,5%), celulares (6,9%) e turismo e viagens (6,8%).