De acordo com a companhia, todos os novos produtos cosméticos contam com, pelo menos, um atributo de sustentabilidade

O Grupo Boticário anunciou a publicação do 12º Relatório ESG e, simultaneamente, apresentou a evolução dos Compromissos Para o Futuro. Sob o mote 'Juntos construímos uma beleza de futuro', a atualização dos compromissos reforça a jornada sustentável da companhia.

"O sucesso do Grupo Boticário é pautado pela integração da sustentabilidade ao nosso negócio. Para nós, não há crescimento se não for coletivo e responsável. Todos os nossos resultados e ambições só têm valor quando compartilhados com toda a sociedade, com nossos colaboradores, parceiros, fornecedores, distribuidores, representantes, franqueados e consumidores", diz Fabiana de Freitas, vice-presidente de assuntos corporativos do Grupo Boticário.

A Fundação Grupo Boticário, fundada na década de 1990, conta com 1,7 mil projetos e iniciativas apoiados e desenvolvidos em todo o país. A Fundação também é responsável pela conservação direta de 11 mil hectares de mata atlântica e cerrado em suas duas reservas particulares na Serra do Tombador, em Goiás, e em Salto Morato, no Paraná, além da descoberta de 178 espécies de animais e plantas e apoio na criação de 606 unidades de conservação.

O Grupo Boticário assumiu oito compromissos, desde 2021, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como mudanças climáticas, resíduos, água, biodiversidade, diversidade e inclusão, desenvolvimento social e fornecimento sustentável. Os oito compromissos se desdobram em 30 metas específicas para toda a organização.

“O resultado é extremamente consistente. Analisamos a conjuntura externa e interna para diagnosticar onde estamos em relação aos desafios globais e estruturamos ações de curto, médio e longo prazo. Todos os temas evoluíram em suas definições, nos indicadores de mensuração de performance e na criação de novos processos de governança, promovendo integração do tema ao modelo de gestão da companhia. Assim, cada área de negócio foi fortalecida em sua capacidade de planejar e executar ações que contribuam para o alcance das metas”, afirma a vice-presidente.

O relatório de ESG trouxe novidades com mais evidências para o relato sobre mudanças climáticas e passou a incluir indicadores socioambientais do Sasb (Sustainable Accounting Standards Board) específicos do setor de produtos pessoais e a dupla materialidade, considerando os impactos socioambientais e financeiros sofridos e causados pelo negócio.

Dentre os resultados, o Grupo Boticário destacou que todos os novos produtos cosméticos contam com, pelo menos, um atributo de sustentabilidade em formulação ou embalagens. Em 2023, a companhia alcançou a redução de 12% do volume em toneladas de resíduos de papel em relação ao ano anterior.

Em 2023, mais de um terço do equivalente ao resíduo gerado pelas embalagens no ano foi reciclado (34%), tendo como meta chegar a 45% em 2030. A empresa conta com o projeto Estação Preço de Fábrica, que impacta de forma positiva toda a cadeia de embalagem pós-consumo, e desde o lançamento, em 2021, mais de 2,3 mil toneladas de resíduos foram recolhidos e encaminhados para a reciclagem.

Para aumentar a eficiência hídrica da empresa, o Grupo Boticário prevê uma redução de 25% do volume (m³) de água consumido por tonelada de produto final em relação a 2022 e utilização de, pelo menos, 90% da água de reúso gerada nas operações fabris até 2030. Além disso, projetos como o Selo Fórmula Amiga das Águas e o Iara garantem formulações com menores impactos para o meio ambiente. Dentre os produtos enxaguáveis, o Grupo pretende alcançar o marco de 90% com formulações biodegradáveis e 100% delas com menor impacto de água. Por meio da Fundação Grupo Boticário, a companhia mantém o movimento Viva Água, presente em duas bacias hidrográficas no Rio de Janeiro e no Paraná que impactam 11,5 milhões de pessoas, indústrias e pequenos agricultores, com o objetivo de conectar pessoas e organizações em ações que favoreçam a segurança hídrica, adaptação às mudanças climáticas, negócios sustentáveis e maior qualidade de vida à população.

O Grupo também anunciou debêntures atreladas às metas ESG. Uma das metas é chegar a um portfólio de marcas próprias com produtos 100% veganos até dezembro de 2026.

A atuação em diversidade e inclusão se dá nas frentes de gênero, raça, gerações, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Em três anos, a companhia chegou ao marco de 56% de mulheres ocupando cargos de liderança. Hoje, elas representam 60% dos mais de 19 mil colaboradores. Em termos de produtos, 23% já possuem atributos de diversidade e a meta é chegar a 60%. Outra iniciativa é o projeto Empreendedoras da Beleza, que já formou 43 mil mulheres por todo o Brasil e 57% das respondentes da pesquisa de satisfação declararam ter aumento de renda. Além disso, o Grupo Boticário possui o Desenvolve, que é um programa de formação e inclusão de talentos na área de tecnologia, e já formou mais de mil pessoas e tem foco na empregabilidade.

(Crédito: Foto de Vlad Hilitanu na Unsplash)