Existem algumas práticas e técnicas recomendadas por profissionais de e-commerce para auxiliar seu negócio, encontrar a melhor abordagem e alcançar a conversão – momento em que a visita ao site transforma-se em venda. Uma das opções mais conhecidas e eficientes são os testes A/B, técnica de mensuração de funções para o comércio digital, que compara resultados e apresenta a melhor alternativa.

Como funcionam os testes A/B?

Consistem na criação de duas versões para uma determinada página, sendo que uma terá as modificações que se deseja testar, com 50% do tráfego direcionado para cada uma. Ao final, analisa-se qual das duas obteve as maiores taxas de conversão. Dessa forma, é possível metrificar os resultados no intuito de proporcionar a melhor experiência para o consumidor e aumentar os índices de conversão simultaneamente.

Quanto às modificações, elas podem variar desde uma cor de botão a uma ferramenta completa de checkout. Muitas pessoas erram ao achar que apenas grandes mudanças são capazes de gerar uma melhora significativa na taxa de conversão. Na maioria das vezes, alterações sutis, como a disposição ou a cor de um elemento, são capazes de gerar aumentos relevantes.

Por que é eficiente?

Ele oferece um feedback real de mercado, mensurado com precisão e baseado em estatísticas de seu próprio site. Isso elimina a necessidade de fazer suposições e possibilita que as decisões sejam baseadas em números, diminuindo a chance de erros e falhas futuras. Em termos de competitividade e concorrência, a usabilidade e a experiência do usuário do e-commerce podem ser o melhor diferencial para a sua marca.

Como fazer?

O teste pode ser realizado em landing pages, calls-to-action e até em campanhas de e-mail marketing. A primeira dica é a seguinte: nunca verifique mais de um elemento por vez, pois fica quase impossível determinar qual funcionalidade foi responsável pelo resultado obtido.

Veja a seguir alguns itens que costumam alterar positivamente os resultados de conversão em uma página:

Headline (título) da página: pode-se variar o tamanho, a cor e a abordagem utilizada. O conteúdo e a linguagem do texto fazem muita diferença.

Botões call-to-action: os botões de chamada para a ação são peças fundamentais para a conversão. Você pode testá-los alterando texto, cor, tamanho ou posicionamento.

Imagens e vídeos: o que converte mais, uma galeria de imagens ou uma única em destaque? Um produto em um fundo branco ou em uso? Cada negócio possui suas peculiaridades. Portanto, quando tratamos do conteúdo visual, o ideal é fazer o teste para verificar o que funciona melhor com o público-alvo.

Descrição do produto: descreva os itens utilizando a linguagem que melhor conversa com seu consumidor. Caso a natureza de seu negócio permita, experimente usar uma abordagem bem humorada e leve.

Diagramação: são inúmeras opções de diagramação e layout, principalmente quando se deseja aplicar testes A/B em landing pages. Experimente alternar o alinhamento da imagem com o texto, por exemplo.

Cores: as cores devem ser utilizadas com coerência para não prejudicar sua identidade visual. Um breve estudo sobre a psicologia das cores pode ser útil para testar qual aparência e combinação melhor destacam seu produto ou geram mais cliques em seus botões.

Bruno Gianelli é sócio-diretor da Betalabs, especialista em sistemas de gestão e plataformas de e-commerce