Esse é o primeiro grupo formado do 'Projeto Conexão by Oliver', iniciativa que visa aumentar a inclusão no mercado
Em 2024 a Oliver lançou o 'Projeto Conexão by Oliver', um programa de capacitação publicitária dedicado à mulheres negras.
Realizado em parceria com a Somos B, o projeto reuniu 21 mulheres pretas e pardas durante 25 semanas. As aulas contaram com profissionais da Oliver e empresas parceiras, incluindo clientes que abriram projetos específicos para a turma como Itaú, Danone e Vale, além de mentores exclusivos, que acompanharam de forma mais próxima todas as etapas do desenvolvimento de cada uma.
O curso incluiu o desenvolvimento de habilidades técnicas necessárias para as áreas de criação (redação e direção de arte), mídia e business intelligence (BI), e comportamentais, mentorias, vivência em agência e a criação de experiências práticas através de solicitações reais de clientes.
O relatório do Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP) em parceria com a Gestão Kairós - 'Publicidade Inclusiva: Censo de Diversidade das Agências Brasileiras' - mostrou que o número de mulheres negras em agências está em queda. Elas representavam, em 2023, 21% da força de trabalho feminina do mercado, porém, em 2024, houve uma diminuição para 17%.
Inaiara Florêncio, Clariza Rosa, Deh Bastos e Ana Talavera participaram do 'Conexão by Oliver' como mentoras e orientadoras do TCC das nano-agências criadas pelas participantes.
“O relatório mais recente de ODP do censo da publicidade mostra que o número de mulheres negras no setor continua diminuindo, o que torna iniciativas como essa ainda mais necessárias e reforça o nosso compromisso em atuar para tornar nosso mercado mais inclusivo”, reflete Camila Fidélis, diretora de RH da Oliver para a América Latina.
"Ser mentora no Projeto Conexão foi um ato de resistência em tempos de retrocesso. Enquanto muitas empresas abandonam suas políticas de diversidade, este projeto reforça a urgência de formar profissionais preparadas para transformar o mercado", comenta Ana Talavera, especialista de Social Intelligence no Itaú.
"Durante a mentoria, exploramos a importância da escuta digital e análises de dados culturais, ferramentas que vão além do técnico e conectam marcas às realidades plurais da sociedade. Se as empresas não enxergarem o valor da diversidade, estarão abrindo mão da relevância em um mundo cada vez mais consciente e exigente", finaliza a executiva.