Campanha desenvolvida pela Africa Creative ganhou um Grand Prix e um Leão de Ouro no Cannes Lions

O case 'One Second Ads', criado pela Africa Creative para a Budweiser, venceu o Grand Prix em Audio & Radio e um Leão de Ouro na mesma categoria no Cannes Lions 2025. A campanha desafia o público a reconhecer músicas icônicas com apenas a primeira nota, mais especificamente, em um segundo.

Realizada no TikTok, a ação reuniu 6 hits de diferentes estilos e épocas em vídeos de um segundo, incentivando os usuários a mostrarem seu conhecimento musical. A ideia é reconhecer os verdadeiros fãs de música.

Durante a cerimônia de premiação, o case foi bem elogiado no festival, principalmente pelo júri. “Estávamos em busca de trabalhos que nos fizessem sentir algo”, afirmou Xolisa Dyeshana, chief creative officer da Joe Public United e presidente do júri de Audio & Radio, sobre o GP.

Ele destacou que One Second Ads foi escolhida pois sentiram que era  importante que o Grand Prix impulsionasse a categoria e a indústria como um todo, e definiu o case como “um trabalho brilhante".

Apesar de elogiada, a campanha recebeu algumas críticas da indústria musical, com o argumento do não pagamento de royalties. O assunto ganhou força com publicações em sites como Music Ally e Complete Music Update.

Em nota à imprensa, a Ambev declarou que estão trabalhando para resolver esse tema e se atentaram aos apontamentos dos artistas musicais.

"Temos um profundo respeito pelos artistas musicais e escutamos a preocupação. Temos uma longa história de apoio e relação com artistas, festivais musicais e eventos. Sentimos muito e estamos trabalhando para resolver esse tema”, diz o posicionamento.

Africa Creative

Em nota, a Africa Creative foi em linha com a Budweiser ao afirmar que está trabalhando para resolver a questão.

"O objetivo dessa campanha era homenagear os superfãs que reconhecem músicas de seus ídolos em apenas um segundo. Desde a sua fundação, a Africa Creative mantém uma relação profunda com o universo do entretenimento, construída ao longo de anos com apoio e investimento consistentes a artistas, festivais e projetos culturais. Pedimos desculpa e estamos trabalhando para resolver a questão", informou a nota da agência.