O levantamento foi realizado pela JCDecaux e busca identificar os hábitos de consumo de produtos e publicidade no ambiente aeroportuário

Um novo levantamento da JCDecaux, em parceria com o Datafolha, mostrou que a publicidade em aeroportos tem alta visibilidade: 90% dos passageiros notam os anúncios e 84% interagem ou têm intenção de interagir com as marcas.

A pesquisa foi realizada nos aeroportos de São Paulo (GRU) e Brasília (BSB), que movimentam mais de 60 milhões de pessoas por ano. Os resultados mostraram que nove em cada dez pessoas notam a presença da publicidade em diferentes tipos de formatos OOH, como Colunas Digitais, Painéis Estáticos, Telas Digitais, Adesivações e Dominações nas Paredes.

Ainda sobre o público, 62% dos entrevistados declararam gostar de ver propagandas nos ambientes aeroportuários, 89% valorizam tanto as marcas nacionais quanto as internacionais e 84% se identificam com empresas que se mostram ativas em questões ligadas ao meio ambiente e à sustentabilidade.

As preferências variam de acordo com o terminal e o aeroporto. No Terminal 2 do GRU, por exemplo, temas como moda, decoração, shows e e-sports estão em alta. Já no Terminal 1, o público tem maior interesse por negócios, automóveis e esportes. No Aeroporto de Brasília, os destaques são agronegócio, educação e finanças.  

Ana Célia Biondi, diretora-geral da JCDecaux Brasil, aponta que o estudo contribui para o avanço do mercado de OOH e permite que os anunciantes entendam o comportamento dos consumidores, além de gerar novos insights de negócios. "Permitir que as marcas conheçam o comportamento e os hábitos de consumo das pessoas que frequentam os aeroportos representa um verdadeiro diferencial para campanhas que realmente influenciam a decisão de compra e geram uma conexão real", comenta a executiva.