Realizado pela JCDecaux em parceria com a System1, estudo apresenta cinco comportamentos criativos

A System1, plataforma de pesquisa de marketing, e a JCDecaux divulgaram nesta quinta-feira (2) o estudo ‘Double Take’, que conecta a qualidade criativa da publicidade out-of-home ao impacto comercial real.

Realizada em sete mercados: Austrália, Brasil, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido e EUA, a pesquisa analisou mais de 1.000 campanhas da JCDecaux testadas pela plataforma junto a 180 mil consumidores, por meio da plataforma Test Your Ad.

O estudo apresenta cinco comportamentos criativos que aumentam a eficácia das campanhas.

“Ser visto e lembrado é fundamental para as marcas. Este guia global é a primeira análise desse tipo sobre as decisões e recursos criativos que podem ser utilizados em out-of-home para gerar um impacto duradouro e resultados comerciais reais”, comenta Andrew Tindall, SVP de parcerias globais da System1.

“O estudo reforça o quanto um criativo bem executado faz toda a diferença e influencia o resultado da campanha”, afirma Silvia Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux Brasil.

Principais descobertas

● A qualidade criativa entrega o dobro do impacto comercial (conversão, visita à loja ou ao site): a criação out-of-home com alta classificação de estrelas (de ‘boa’ a ‘excepcional’ potencial de construção de marca a longo prazo) impulsiona o dobro do impacto comercial em comparação com anúncios de 1 e 2 estrelas (potencial ‘baixo’ e ‘modesto’).

● A qualidade criativa aumenta a atenção e a memória: campanhas com um branding bem executado tiveram mais de 50% de chance de serem lembradas em comparação com as campanhas menos ‘fluentes’ (reconhecíveis).

● A emoção positiva é o maior impulsionador do impacto out-of-home: campanhas que evocam emoções positivas como felicidade ou surpresa geram um aumento de 52% na ação comercial.

● O branding ‘fluente’ gera 2x mais ‘recall’: quando as campanhas usam personagens, cores ou tom familiares em todo o mix de mídia, o reconhecimento aumenta significativamente.

● Apenas 2 em cada 5 campanhas criam impacto emocional ‘branded’: as marcas devem aproveitar a oportunidade de se identificarem mais claramente para gerar engajamento emocional e impulsionar resultados.